Teorema de Tales

Breve contexto histórico
[size=100][size=150][justify]Sua sabedoria percorreu por vários territórios chegando até o Egito. Os [br]egípcios então, o convidaram a medir a altura de suas pirâmides, o que [br]para a época seria um grande feito, pois não existiam equipamentos que [br]pudessem fazer isso com facilidade. Tales conseguiu medir a altura da [br]pirâmide utilizando o que conhecemos hoje como Teorema de Tales, [br]para conseguir desenvolver este teorema ele utilizou a sombra causada [br]pelo sol e devido a isso sua fama de grande matemático, pensador, ficou [br]ainda maior. (fonte: http://www.estudopratico.com.br/teorema-de-tales/)[br][/justify][/size][/size]
Definições iniciais
Propriedade
Reflexão 1
Marque a caixa "Mostrar/Esconder Medidas dos segmentos". As medidas dos segmentos AB, BC e CD são iguais?
Reflexão 2
Marque a caixa "Mostrar/Esconder Medidas dos segmentos". Movimente os pontos E, F e D de forma que as retas paralelas fiquem equidistantes entre si. As medidas dos segmentos AB, BC e CD são iguais? Justifique sua resposta (para ajudar, marque a caixa "Mostrar/Esconder Triângulo")
Outra Propriedade
Reflexão 3
A figura seguinte mostra uma situação em que o segmento correspondente fica dividido em menos partes.[br]Explique o absurdo.[br][br][img]https://cdn.geogebra.org/material/KdXqo3djRozOMg58xvWqM1D5Uj0mdGN5/material-KG7NAgYu.png[/img]
Percepção Inicial
Reflexão 4
Movimente os pontos A, A', D ou D' e observe as razões. Elas mudam?
Teorema de Tales
Demonstração do Teorema
Um pouco de História

TRIGONOMETRIA NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

O que é?
Trigonometria (do grego [i]trigōnon [/i]"triângulo" + [i]metron [/i]"medida") é um ramo da matemática que estuda as relações entre os comprimentos de 2 lados de um triângulo retângulo (triângulo onde um dos ângulos mede 90 graus), para diferentes valores de um dos seus ângulos agudos. A abordagem da trigonometria penetra outros campos da geometria, como o estudo de esferas usando a trigonometria esférica.[b] (fonte wikipédia)[/b]
Trigonometria no triângulo retângulo
1.       Altere a posição do ponto D e observe o resultado da razão [math]\frac{DF}{AF}[/math]. Ele muda?
2.       Altere a posição do ponto D e observe o resultado da razão [math]\frac{AD}{AF}[/math]. Ele muda?
3.       Altere a posição do ponto D e observe o resultado da razão [math]\frac{DF}{AD}[/math]. Ele muda?
4. Por que os resultados das razões [math]\frac{DF}{AF}[/math] e [math]\frac{EG}{AG}[/math] são sempre iguais? Por que os resultados das razões [math]\frac{AD}{AF}[/math] e [math]\frac{AE}{AG}[/math] são sempre iguais? Por que os resultados das razões [math]\frac{DF}{AD}[/math] e [math]\frac{EG}{AE}[/math] são sempre iguais?
5. Por que os triângulos ADF e AEG são semelhantes?
6. Movimente o ponto C, diminuindo e aumentando o ângulo [math]\alpha[/math] . O resultado da razão [math]\frac{DF}{AF}[/math] muda?[code][/code]
7. Movimente o ponto C, diminuindo e aumentando o ângulo [math]\alpha[/math] . O resultado da razão [math]\frac{AD}{AF}[/math] muda?
8. Veja que na figura temos 2 triângulos retângulos. Os lados do triângulo retângulo são chamados de catetos e hipotenusa. Chamamos a razão entre a medida do cateto oposto ao ângulo e a medida da hipotenusa de [b]Seno[/b][b] do ângulo[/b]. Na figura, temos sen([math]\alpha[/math]). O que acontece com o sen([math]\alpha[/math]) quando diminuímos o ângulo [math]\alpha[/math] fazendo ficar próximo de 0 (zero) ?
9. Chamamos a razão entre a medida do cateto adjacente ao ângulo e a medida da hipotenusa de [b]Cosseno[/b][b] do ângulo[/b]. Na figura, temos cos([math]\alpha[/math]). O que acontece com o cos([math]\alpha[/math]) quando diminuímos o ângulo [math]\alpha[/math] fazendo ficar próximo de 0 (zero) ?
10. Chamamos a razão entre a medida do cateto oposto e a medida do cateto adjacente ao ângulo de [b]Tangente [/b][b]do ângulo[/b]. Na figura, temos tan([math]\alpha[/math]). O que acontece com o tan([math]\alpha[/math]) quando diminuímos o ângulo [math]\alpha[/math] fazendo ficar próximo de 0 (zero) ?
11. O que acontece com o sen([math]\alpha[/math]) quando aumentamos o ângulo [math]\alpha[/math] fazendo ficar próximo de 90º ?
12. O que acontece com o cos([math]\alpha[/math]) quando aumentamos o ângulo [math]\alpha[/math] fazendo ficar próximo de 90º ?
13. O que acontece com a tan([math]\alpha[/math]) quando aumentamos o ângulo [math]\alpha[/math] fazendo ficar próximo de 90º ?
Trigonometria no triângulo retângulo

Ângulo em radianos

Observe o comprimento do arco [math]\overset{\huge\frown}{BC}[/math] determinado pelo ângulo [math]\alpha[/math]. Altere a posição do ponto E, alterando assim o raio. O comprimento do arco muda?
Altere o ângulo [math]\alpha[/math] mudando a posição do ponto B. A razão entre o comprimento do arco e o raio muda?
Altere a posição do ponto E, aumentando e diminuindo o raio. A razão entre o comprimento do arco e o raio muda?
Altere a posição do ponto B até que o comprimento do arco e o raio fiquem iguais. Nesse caso, qual o valor da medida do ângulo central?
Radiano
[b]Radiano [/b]é a medida de um arco cujo comprimento é igual ao raio da circunferência que contém esse arco. Em outras palavras, é a medida do ângulo central que determina, na circunferência, um arco cujo comprimento é igual ao raio.
Altere a posição do ponto B até que o ângulo [math]\alpha[/math] fique igual a 180º. Qual o valor da razão entre o comprimento do arco e o raio?
Conversão de graus para radianos e radianos para graus

ATIVIDADE

Informatie