Comparação de Área de figuras planas utilizando o Tangram

História
[size=100]O [b]Tangram[/b] é um quebra-cabeças chinês, formado por 7 peças. Dentre essas, [b]5 são triângulos[/b] (2 grandes , 2 pequenos e 1 médio), [b]1 quadrado[/b] e [b]1 paralelogramo[/b]. Utilizando essas peças, podemos formar vários desenhos.[/size][br][size=85]Leia mais em: [url=https://pt.wikipedia.org/wiki/Tangram]Wikipédia: Tangram[/url].[/size][br]
O Quebra-cabeças
Utilizando as peças, que você poderá visualizar na [b]Aplicação 1[/b], mais adiante, é possível montar diversas figuras (cerca de 5000), utilizando todas as peças ou um número limitado delas. [br][br]Um exemplo de como funciona as figuras montadas no Tangram pode ser visto nas imagens abaixo:
Imagem 1: O coelho
Na prática
Como visto acima, temos duas imagens, [b]uma sombra[/b] (coelho da esquerda) e [b]uma construção feita de formas geométricas do Tangram[/b] (coelho da direita). O objetivo é montar a figura que está na sombra utilizando as peças.[br][br]Assim, utilizando a aplicação abaixo, monte a figura conforme a imagem de fundo. Para isso, movimente as peças clicando sobre elas e [b]arrastando para movê-las ou clicando sobre o ponto azul de cada uma delas para rotacioná-las.[/b]
Aplicação 1: Construa o Gato
Para refletir
O que você consegue perceber em relação às áreas das figuras que utilizamos para formar o desenho? E ao perímetro?
Uma observação importante
É possível notar que, já que juntamos todas as figuras para formar o gato na Aplicação anterior, então temos que a [b]Área da figura do Gato é igual a soma das áreas de todas as outras figuras[/b].[br][br]Entretanto, quanto ao perímetro, podemos perceber que alguns lados das figuras que utilizamos pra formar o gato acabam se compartilhando, ou seja, diferente da área, [b]o perímetro da desenho do gato [color=#ff0000]NÃO[/color] é igual a soma dos perímetros das figuras que utilizamos para montá-lo.[/b]
Mais figuras
Abaixo, na[b] Imagem 2[/b], temos alguns exemplos de outras figuras possíveis de serem formadas com o Tagram, sinta-se livre para montá-las com a [b]Aplicação 2[/b].
Imagem 2: Figuras
Aplicação 2: Monte livremente
Aprimorando os conhecimentos
Agora que você já sabe utilizar bem as peças do Tagram, monte nas aplicações seguintes o que se pede no título de cada uma delas. Ao concluir a construção, clique sobre as peças que você não utilizou e aperte a tecla Del (deletar) para apagar as peças que você não usou.[br][br](Lembre-se de clicar em Gravar, no canto superior direito ao terminar a construção, para que o professor possa ter acesso ao que você construiu)
Aplicação 3: Utilizando DUAS peças, construa um QUADRADO.
Aplicação 4: Utilizando DUAS peças, construa um TRIÂNGULO.
Aplicação 5: Utilizando DUAS peças, construa um PARALELOGRAMO.
Aplicação 6: Utilizando TRÊS peças, construa um PARALELOGRAMO.
Aplicação 7: Utilizando TRÊS peças, construa um TRIÂNGULO.
Para refletir
Se utilizássemos somente os triângulos grandes para construir as figuras nas Aplicações 3,4 e 5, o que poderíamos concluir em relação às áreas dessas figuras?
Já nas aplicações 6 e 7, se utilizássemos somente o paralelogramo e os dois triângulos pequenos para formas as figuras, o que poderíamos concluir em relação às áreas delas?
Concluindo
Portanto, nessa folha de trabalho, através do Tangram, foi possível explorar o conceito de área, comparando a área de figuras planas, de uma forma breve.
Close

Information: Comparação de Área de figuras planas utilizando o Tangram