Agora que já temos uma ideia sobre as frações impróprias, as frações equivalentes e sobre simplificação, podemos imaginar uma fração escrita na forma [math]\frac{a}{b}[/math], onde [math]a[/math] é maior que [math]b[/math], e a fração não está na forma simplificada. Como por exemplo:[br][br][math]\frac{39}{4}[/math][br][br][math]\frac{27}{2}[/math][br][br][math]\frac{36}{7}[/math]
Com isso, como temos um numerador bem superior ao denominador, podemos procurar um número que seja múltiplo do denominador, de forma a se aproximar ao numerador, como por exemplo:[br][br][math]\frac{39}{4}[/math] , o numerador 39 também pode ser visto como 36+3. Assim, como 36 é um múltiplo de 4 ([math]4\cdot9[/math]), então temos que a fração [math]\frac{39}{4}[/math] também pode ser escrita como 9 inteiros e [math]\frac{3}{4}[/math]. De forma numérica, podemos expressar como:[br][br][math]\frac{39}{4}=9\frac{3}{4}[/math][br][br]Onde o número que se estabelece na frente da fração representa 9 inteiros, ou seja, [math]\frac{36}{4}[/math].[br][br]Números escritos na forma [math]n\frac{a}{b}[/math], com n inteiro, podem ser chamados de [b]números na forma mista[/b].
Outros exemplos de números na forma mista são:[br][br][math]2\frac{3}{8}=\frac{19}{8}[/math][br][br][math]4\frac{1}{6}=\frac{25}{6}[/math][br][br][math]5\frac{2}{9}=\frac{47}{9}[/math][br][br]Note que, os números na forma mista só podem ser escritos a partir de uma [b]fração imprópria[/b] (quando o numerador é maior que o denominador).[br][br]Abaixo, na [b]Aplicação 6[/b], pode-se modificar o valor do seletor de etapas (a) para notar as diferentes frações (incluindo números mistos) que se formam. Além disso, mais adiante, dois vídeos que mostram como transformar uma [b]fração imprópria em números mistos[/b], e como transformar [b]números mistos em frações impróprias[/b].
Na próxima página, exploraremos as frações na reta.
Referências:[br][br][1] Frações - Wikipédia, a enciclopédia livre.[br][2] SOUZA, Joamir. PATARO, Patrícia M. Vontade de saber, vol. 6. 3 ed. São Paulo. 2015. p. 133.