Dedução da fórmula do Volume da esfera

Movimente o controle deslizante "Etapas" e marque as caixas de Esconder/Mostrar
Reflexão
Clique com o botão direito do mouse, segure e arraste a janela 3d. Olhe a anticlepsidra em diferentes posições. Ela se parece com algum objeto que você conhece?
Áreas das secções
Reflexão 2
Movimente o ponto R para alterar a posição do plano. Compare as medidas das áreas da coroa circular e do círculo. O que você percebe?
Justificativa?
Para justificarmos a propriedade anterior, precisamos verificar outra.
Raio do círculo menor da coroa e distância do centro ao vértice do Cone
Reflexão 3
Na construção anterior, compare a medida do raio do círculo menor da coroa com a distância de seu centro ao vértice. O que você observa? Altere a posição do ponto R para movimentar o plano. O que você observa?
Exercício-Justificativa
Utilize a figura seguinte para justificar a propriedade vista anteriormente. Use semelhança de triângulos para mostrar que o raio do círculo menor da coroa é igual a distância de seu centro ao vértice. Lembre-se que a altura do cone é igual ao raio da base. [br][br][img]https://www.geogebra.org/resource/y3tMTyC4/BgBntHKRJW7SAskQ/material-y3tMTyC4.png[/img]
Justificativa para as secções com mesma área
Reflexão 1
Entendeu a demonstração? Desmarque as caixas "Exibir/Esconder" para visualizar melhor as atividades.
Volume da anticlepsidra
Mostramos que as medidas das áreas das secções formadas na anticlepsidra e na esfera são iguais. Como a altura da anticlepsidra é igual ao diâmetro da esfera, então pelo princípio de Cavalieri, possuem volumes iguais. Dessa forma, basta calcular o volume da anticlepsidra. Para isso, precisamos calcular o volume do cilindro e subtrair o volume dos dois cones.
Conclusão
Dessa forma, o volume da esfera é [br][b][center][math]\resizebox{6cm}{1cm}{V=\frac{4\pi R^3}{3}}[/math][code][/code][/center][/b]
Close

Information: Dedução da fórmula do Volume da esfera