1ªATIV Q1 E - CONCEITO DE FUNÇÃO

Noção Intuitiva de Limite

Continuidade Intuitiva

Continuidade Intuitiva
Continuidade Intuitiva

Interpretação geométrica da derivada

A construção abaixo mostra a reta tangente ao gráfico da função f no ponto A e a reta secante ao gráfico da mesma função passando pelos pontos A e B.[br]O ponto B pode ser movimentado por meio do ponto "b" no eixo x. Explore a construção.
Verifique se a caixa "Reta tangente no ponto A" está marcada. [br]Agora, aproxime o ponto "b" do ponto "a" tanto quanto possível, com "b" diferente de "a". Perceba que a reta secante AB se aproxima cada vez mais da reta tangente no ponto A.[br][br]1. Faça o ponto "b" coincidir com o ponto "a". Que valor aparece para "Inclinação da reta secante AB" e o que acontece com essa reta? [br][br]2. Por que isto acontece? [br][br][br]PAUSA PARA REFLEXÃO: Você vislumbra alguma forma de resolver esse impasse, ou seja, como poderíamos determinar a inclinação da reta tangente?[br][br]A idéia contida na frase "a reta secante se aproxima cada vez mais da reta tangente, à medida que o ponto "b" se aproxima mais e mais de "a"" está relacionada ao conceito de limite. Em verdade, a reta tangente (ou melhor, sua inclinação) é definida como o limite das aproximações das retas secantes (ou melhor, das suas inclinações), daí surge o conceito de derivada de uma função em um ponto.

Problema de Máximos e Mínimos

A JGI mostra, geometricamente, o problema de determinar as dimensões de um paralelepípedo retangular com 3 faces sobre os planos coordenados e um vértice no primeiro octante sobre o plano [math]x+y+z=1[/math], que tenha volume máximo.[br]Clique no ponto P e arraste para ver a variação no volume.

Soma de Riemann

Soma de Riemann
[br][br]Definição: essa interpretação da integral como soma de uma infinidade de áreas infinitamente pequenas pode ser formalizada como o limite de uma soma finita, da seguinte maneira: dividimos o intervalo [a,b] em um certo número n de subintervalos de comprimentos iguais a ∆x = (b-a)/n, pelos pontos[br][br]x[sub]0[/sub]= a, x[sub]1[/sub] = x[sub]0 + [/sub]∆x, x[sub]2[/sub] = x[sub]1 + [/sub]∆x, x[sub]3[/sub]= x[sub]2 + [/sub]∆x, ..., x[sub]n[/sub] = b,[br]e formamos a soma finita[br][br]f(x[sub]0[/sub])∆x + f(x[sub]1[/sub]) ∆x + f(x[sub]2[/sub]) ∆x + f(x[sub]3[/sub]) ∆x + ... +f(x[sub]n-1[/sub])∆x.[br][br]Digite a função e os limites de integração nos locais indicados. Você poderá inserir o valor do número de retângulos que queira particionar a função ou definir deslizando o controle, para observar o que o ocorre com os resultados à medida que este valor é alterado. Você terá a opção de exibir a área real da função, a soma superior, inferior e a integral, marcando a respectiva caixa.[br][br][br]

secção no octaedro

secção no octaedro

Information