Como visto anteriormente, um [b]ciclo trigonométrico[/b] é uma circunferência de centro em (0,0), do plano cartesiano, e raio unitário. [br][br] Dado um ponto P do ciclo, sua distância até a origem do sistema tem 1 unidade de comprimento. Sendo assim, sua abscissa e ordenada são, respectivamente cos (α) e sen (α), em que α é o ângulo que o segmento OP faz com o eixo x (eixo horizontal).[br][br] No ciclo a seguir, mova o ponto P e visualize os valores de [b]seno [/b]e [b]cosseno [/b]do ângulo α, em destaque sobre os eixos y e x, respectivamente.
Você sabe que os eixos coordenados do plano cartesiano dividem o ciclo em quatro quadrantes. Em relação a arcos do primeiro quadrante, é correto afirmar que:
Em relação a arcos do segundo quadrante, é correto afirmar que:
Em relação a arcos do terceiro quadrante, é correto afirmar que:
Em relação a arcos do quarto quadrante, é correto afirmar que:
Lembre-se que se a cada valor do ângulo α, 0 ≤ α ≤ 2π, associarmos um valor y = f(α) = sen (α), podemos plotar os pontos (α, f(α)) obtendo o gráfico da função seno, dada nesse domínio. [br][br]Quadro da esquerda:[br]- Inicialmente verifique que, ao modificar os valores do ângulo α por meio da utilização do controle deslizante, você pode observar os valores de sen (α) no ciclo (selecione o botão correspondente) e como o gráfico de y = sen (α) é construído (selecione botão correspondente).[br][br]Quadro da direita:[br]- Selecione o botão y = sen (α) para visualizar o gráfico da função para 0 ≤ α ≤ 2π.[br]
Analisando o gráfico da função y = sen (α), com 0 ≤ α ≤ 2π, indique o conjunto imagem dessa função.
A imagem é o conjunto Im = [-1,1]
Indique o período da função y = sen (α).
O período da função é 2π radianos.
Anteriormente, por observação dos valores de sen(α) no ciclo trigonométrico, foi possível verificar a característica dos sinais de sen(α) para valores de ângulos α tais que 0 ≤ α ≤ 2π. Observando o gráfico da função y = sen(α), verifique que as características se mantém e escreva um texto resumindo tais características.
se 0 < α < π, temos que sen(α) > 0[br]se π < α < 2π, temos que sen(α) < 0[br]para x = 0, x = π ou x = 2π, temos que sen(α) = 0.