O gráfico a seguir permite que explores alguns elementos básicos relacionados com o conceito de função. Podes [b]arrasta[/b]r o ponto sobre o eixo dos x[i]x[/i] e acompanhar a mudança do valor correspondente sobre o eixo dos [i]yy[/i].[br][br]Na sequência, rolando a tela, encontras algumas atividades didáticas que podes responder com o auxílio da construção.
Uma função real de variável real envolve sempre duas variáveis. Se representarmos por [i]x[/i] a variável independente e por [i]y[/i] a variável dependente, certamente quando falarmos sobre a função falaremos sobre valores para as variáveis [i]x[/i] e [i]y[/i], e falaremos sobre valores da função. Mas, é preciso tomar algum cuidado com o uso dos termos "função" e "valor". Por exemplo, não faz sentido falar "o valor numérico da função", uma função não tem valor numérico. Uma função é um objeto complexo, não é apenas um número.[br][br][color=#0000ff][b]Terminologia:[/b][/color] É comum falar sobre [i]x[/i] dizendo o [b][color=#ff0000][i]objeto[/i] [i]x[/i][/color][/b] e sobre [i]y[/i] dizendo a [b][color=#ff0000][i]imagem[/i] [i]y[/i][/color][/b].[br][br]Exemplo: "O objeto -2 tem imagem 7/4" ou f(-2) = 7/4 (lê-se "[i]f[/i] de -2 é igual a 7/4")[br][br]É interessante exercitares esta forma de te expressares![br]
Qual é o domínio da função?
Qual é o contradomínio da função?
Qual é a imagem do objeto 7?
Quantos zeros tem a função?
Qual é o maximizante da função correspondente ao máximo absoluto?
Dado [i]a[/i] pertencente ao domínio da função [i]f[/i], dizemos que o f([i]a)[/i] é [i][b][color=#ff0000]um extremo relativo[/color][/b][/i] ([i][b][color=#ff0000] máximo[/color][/b][/i] ou [i][color=#ff0000][b]mínimo[/b][/color][/i], respectivamente), se numa vizinhança de [i]a[/i] o valor de [i]f[/i] em [i]a[/i] é máximo ou mínimo, respectivamente.[br][br]Quantos extremos relativos tem a função dada?