A área de uma figura é um número positivo que está relacionado com o tamanho de sua superfície. [br]Nesta atividade vamos aprender como calcular a área de uma das principais figuras planas: o retângulo.
Movimente os pontos A e B na construção abaixo para obter retângulos de tamanhos diferentes. A seguir preencha a tabela de acordo com o que você observou em cada um dos retângulos que você obteve.
É possível obter o número da última coluna da tabela a partir dos números obtidos nas duas primeiras colunas? Se sim, de que forma?
Sim, é possível. Para obtermos o número da última coluna devemos multiplicar os números obtidos nas duas colunas anteriores, já que o total de quadrados dentro do retângulo corresponde a soma da quantidade de quadrados em cada fileira e que todas as fileiras têm sempre a mesma quantidade de quadrados.
Imagine que você precisasse cobrir uma região plana com lajotas quadradas cujo lado mede uma unidade de comprimento. A área da região plana que você pretende cobrir corresponde ao número de lajotas necessárias para cobrir a região por completo (imagine que você poderia quebrar as lajotas em partes menores para fazer o completo preenchimento da região plana). Neste exemplo, as lajotas representariam nossa unidade de medida de área.
Com base na explicação anterior, estime um valor para a área de cada um dos retângulos da figura acima.[br][b]OBS:[/b] Utilize os quadrados da malha como unidade de medida de área (u.a.).[br]
Verde: 21 u.a.[br]Azul: 9 u.a.[br]Vermelho: 10,5 u.a.
Como você já deve ter notado, os lados opostos de um retângulo têm sempre a mesma medida, mas isso não é necessariamente verdade para aqueles lados que não são opostos. Por isso chamamos os lados com medidas diferentes de [i]base[/i] e [i]altura[/i] do retângulo.[br]Retornando a primeira construção você pode perceber que o número de fileiras corresponde a medida da altura do retângulo e a quantidade de quadrados em cada fileira a medida de sua base. Logo o produto da base pela altura fornece a área do retângulo.[br]Entretanto, naquela construção os valores obtidos eram sempre números inteiros, será que isto ainda é verdade quando trabalhamos com números que não são inteiros?[br]A seguir temos um vídeo, uma construção e uma tabela. Assita o vídeo, manipule a construção e preencha a tabela.
Que observação é possível fazer sobre as duas últimas colunas da tabela acima? O que isto nos diz sobre a área dos retângulos?
Observa-se que os valores correspondentes nestas colunas são sempre iguais, o que nos leva a conclusão de que a área de um retângulo pode ser obtida como o produto da base pela altura do mesmo.