Sobre a obra [i]Concreção 5732[/i], segundo Marcos Moraes, "há uma ordem na organização das partes dentro do todo que elas compõem, isso se evidencia de distintas formas nesta Concreção, a começar pelo altíssimo contraste cromático das superfícies articuladas em par. Elas se complementam explorando as situações de positivo-negativo, cheio-vazio, relevo-recorte, em sobreposições de relações binárias tudo a potencializar a ambiguidade de outra relação, aquela entre figura e fundo." em Luiz Sacilotto, Coleção Folha Grandes Pintores Brasileiros, Itaú Cultural.
[i]Concreção 5732, [/i]1957[br]Esmalte sintético sobre alumínio, c.i.e.[br]40,90 cm x 81,70 cm[br]Coleção Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo[br]Fonte: Enciclopédia Itaú Cultural.
A obra [i]Concreção 5732[/i] é composta por formas geométricas conhecidas, identifique-as.
Qual(quais) transformação(ões) geométrica(s) podemos identificar nessa obra de Luiz Sacilotto?
Justifique a resposta anterior.
Um quadrado pode ser transladado várias vezes para originar todo o lado esquerdo, por exemplo, da obra. Após isso, pode-se realizar a reflexão em relação à uma reta vertical para se obter os quadrados presentes no lado direito da obra.[br]Pode-se, também, realizar a homotetia de um dos quadrados menores no intuito de ampliá-lo para formar cada um dos quadros maiores.[br]Os quadrados podem ser rotacionados 180º de forma a originar novos quadrados.[br]Observando que, a justificativa, não considera a transformação alteração de cor mas, apenas, as transformações geométricas.
Acesse o GeoGebra Geometria, por meio do [i]link[/i] https://www.geogebra.org/geometry/g9f4uzcj e procure, livremente, realizar uma releitura da obra com as ferramentas que você conhece do GeoGebra.