(Monty Hall paradox illustration, Cepheus, 2006, http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/3/3f/Monty_open_door.svg/640px-Monty_open_door.svg.png, Stand: Oktober 2014)
O [b]problema de Monty Hall[/b], também conhecido por [b]paradoxo de Monty Hall[/b] é um problema matemático e paradoxo que surgiu a partir de um concurso televisivo dos Estados Unidos chamado [i]Let’s Make a Deal[/i], exibido na década de 1970.[br]O jogo consistia no seguinte: [url=https://pt.wikipedia.org/wiki/Monty_Hall]Monty Hall[/url], o apresentador, apresentava três portas aos concorrentes. Atrás de uma delas estava um prêmio (um carro) e, atrás das outras duas, dois bodes.[br][list=1][*]Na 1.ª etapa o concorrente escolhe uma das três portas (que ainda não é aberta);[/*][*]Na 2.ª etapa, Monty abre uma das outras duas portas que o concorrente não escolheu, revelando que o carro não se encontra nessa porta e revelando um dos bodes;[/*][*]Na 3.ª etapa Monty pergunta ao concorrente se quer decidir permanecer com a porta que escolheu no início do jogo ou se ele pretende mudar para a outra porta que ainda está fechada para então a abrir.[/*][/list]Agora, com duas portas apenas para escolher — pois uma delas já se viu, na 2.ª etapa, que não tinha o prêmio — e sabendo que o carro está atrás de uma das duas restantes, o concorrente tem que tomar a decisão.[br]Qual é a estratégia mais lógica? Ficar com a porta escolhida inicialmente ou mudar de porta? Com qual das duas portas ainda fechadas o concorrente tem mais probabilidades de ganhar? Por quê?[br][br](Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Problema_de_Monty_Hall, acesso em 24 nov 2020)
[size=100]Uma abordagem possível para o problema de Monty Hall é conduzir muitos experimentos independentes. Use o aplicativo acima para simular este jogo muitas vezes (no mínimo 30) e anote os resultados na planilha abaixo. Uma suposição sobre as probabilidades reais pode ser obtida a partir das frequências relativas observadas. [br]A partir dos resultados avalie se você deveria ter mudado para ganhar ou se deveria ter permanecido com sua escolha original.[br][/size]
Agradeço aos autores desta atividade [url=https://www.geogebra.org/u/johanna]Johanna Zöchbauer[/url], [url=https://www.geogebra.org/u/alexander+hartl]Alexander Hartl[/url], [url=https://www.geogebra.org/u/geogebra+team]GeoGebra Materials Team[/url], [url=https://www.geogebra.org/u/bsnyder]bsnyder[/url] pela oportunidade de poder traduzi-la e adaptá-la, tornando-a mais acessível ao público dos países de língua portuguesa.