Realize as modificações necessárias na construção abaixo, sendo n o número de lados do polígono e responda as questões:
Considerando n = 3, qual é o polígono formado?
Com n = 3, qual é a soma dos ângulos internos do polígono?
Considerando n = 4, qual é o polígono formado?
Com n = 4, utilize a ferramenta "segmento" e represente as diagonais a partir de um único vértice do polígono. Quantos triângulos são formados a partir das diagonais?
Considerando a soma dos ângulos internos de cada triângulo formado, qual é a soma dos ângulos internos deste polígono regular de 4 lados?
Considerando n = 5, qual é o polígono formado?
Com n = 5, utilize a ferramenta "segmento" e represente as diagonais a partir de um único vértice do polígono. Quantos triângulos são formados a partir das diagonais?
Considerando a soma dos ângulos internos de cada triângulo formado, qual é a soma dos ângulos internos deste polígono regular de 5 lados?
Considerando n = 6, qual é o polígono formado?
Com n = 6, utilize a ferramenta "segmento" e represente as diagonais a partir de um único vértice do polígono. Quantos triângulos são formados a partir das diagonais?
Considerando a soma dos ângulos internos de cada triângulo formado, qual é a soma dos ângulos internos deste polígono regular de 6 lados?
Considerando n = 7, qual é o polígono formado?
Com n = 7, utilize a ferramenta "segmento" e represente as diagonais a partir de um único vértice do polígono. Quantos triângulos são formados a partir das diagonais?
Considerando a soma dos ângulos internos de cada triângulo formado, qual é a soma dos ângulos internos deste polígono regular de 7 lados?
Compare o número de lados de cada polígono com o número de triângulos formados pelas diagonais. Verifique também para os polígonos com n = 8, n = 9 e n = 10. Há um padrão? O que você pode afirmar?
A partir das atividades realizadas, descreva com suas palavras como podemos calcular a soma dos ângulos internos de polígonos regulares.
Como podemos generalizar a soma dos ângulos internos de polígonos regulares?