Na figura está representado: [br]- a circunferência trigonométrica[br]- um ângulo de amplitude [math]\alpha[/math] e um ângulo de amplitude [math]\frac{\pi}{2}-\alpha[/math][br]- a reta tangente à circunferencia no ponto (1, 0)[br][br]Sabe-se que:[br] - o ângulo de amplitude [math]\alpha[/math] interseta a circunferência no ponto A e a reta tangente no ponto T[br] - o ângulo de amplitude [math]\frac{\pi}{2}-\alpha[/math] interseta a circunferência no ponto B e a reta tangente no ponto Q. [br][br]Desloque o ponto A para alterar a amplitude de [math]\alpha[/math] . [br]Compare as coordenadas dos pontos A e B.[br]Compare as coordenadas dos pontos T e Q.
Mova o ponto A de modo a corresponder a um ângulo [math]\alpha[/math] do [color=#0000ff]primeiro quadrante[/color] ([color=#6aa84f]assinalado a verde[/color]).Na tabela ao lado, registe as razões trigonométricas do ângulo [math]\alpha[/math] e do ângulo[math]\frac{\pi}{2}-\alpha[/math] ([color=#ff00ff]assinalado a rosa[/color]) .
Nas questões seguintes, assinale a opção que corresponde a uma igualdade verdadeira.
Mova o ponto A de modo a corresponder a um ângulo [math]\alpha[/math] do [color=#0000ff]segundo quadrante[/color] ([color=#6aa84f]assinalado a verde[/color]).Na tabela ao lado, registe as razões trigonométricas do ângulo [math]\alpha[/math] e do ângulo[math]\frac{\pi}{2}-\alpha[/math] ([color=#ff00ff]assinalado a rosa[/color]) .
Considere, agora, que é um ângulo do [color=#0000ff]terceiro quadrante[/color], que corresponde a um ponto da circunferência trigonométrica de coordenadas (-0,6;-0,8). [br]Indique as coordenadas do ponto da circunferência trigonométrica que corresponde ao ângulo [math]\frac{\pi}{2}-\alpha[/math].
sin[math]\left(\frac{\pi}{2}-\alpha\right)[/math]=
cos[math]\left(\frac{\pi}{2}-\alpha\right)[/math]=
tan[math]\left(\frac{\pi}{2}-\alpha\right)[/math]=