São os polígonos que possuem os ângulos internos congruentes.[br]Exemplos de polígonos equiângulos são o triângulo equilátero, o quadrado e o retângulo.
São os polígonos que possuem todos os lados congruentes.[br]Exemplos de polígonos equiláteros são o triângulo equilátero, o quadrado e o losango.
São polígonos regulares os polígonos que são simultaneamente equiláteros e equiângulos.[br]Dos exemplos anteriores, temos o triângulo equilátero e o quadrado.[br]Mas é possível fazer um polígono regular com qualquer quantidade de lados a partir de 3 lados.[br]
Assim como ocorre com os ângulos internos, os ângulos externos de um polígono regular são sempre congruentes, o que faz com que seja especialmente simples calcular suas medidas.[br]Lembre que a soma dos ângulos externos de qualquer polígono é sempre 360°. Como nos polígonos regulares os ângulos são sempre congruentes, basta dividir 360° pela quantidade de ângulos (vértices ou lados) para saber a medida de cada ângulo externo.[br]Para saber a medida de um ângulo interno, podemos calcular primeiro o ângulo externo, e o seu suplementar será a medida de um ângulo interno.[br]Para saber a soma geral, basta multiplicar esse valor pela quantidade de ângulos. É claro que a fórmula geral também funciona.
[i]Determine a medida do ângulo externo, do ângulo interno e da soma dos ângulos internos de um dodecágono regular.[br][br][/i][color=#0000ff]Resposta:[br]Um dodecágono tem 12 lados, 12 vértices e 12 ângulos.[br]Assim, a medida do ângulo externo será:[/color][color=#0000ff][math]\frac{360°}{12}=30°[/math][br]A medida do ângulo interno será o suplementar de 30°, ou seja, o que falta para 180°.[br]Logo, cada ângulo interno terá:[br][/color][math]180°-30°=150°[/math][color=#0000ff][br]Por fim, a soma de todos eles será:[/color][br][math]12\cdot150°=1800°[/math]