Neste tópico vamos estudar a propriedade de reflexão da parábola, em outras palavras, estudaremos uma propriedade que relaciona a parábola com o foco e as retas paralelas ao eixo focal.
Sejam [math]T[/math] uma reta tangente à parábola no ponto [math]P\left(x,y\right)[/math] e [math]F[/math] o foco da parábola. Sejam [math]r[/math] uma reta paralela ao eixo focal que contém [math]P\left(x,y\right)[/math] e [math]s[/math] um segmento de reta que contém [math]P\left(x,y\right)[/math] e [math]F[/math]. Então os ângulos [math]\alpha[/math] e [math]\beta[/math] são iguais.[br][br]Em outras palavras, toda raio luminoso que é paralela ao eixo focal é refletida ao foco. Da mesma forma, todo raio luminoso que parte do foco será refletido paralelo ao eixo focal.[br][br]Confira o resultado que acabamos de ver na janela a seguir. Altere o ponto [math]P\left(x,y\right)[/math] e verifique que sempre será refletida para o foco.
Conclui-se que todo feixe luminoso paralelo ao eixo focal é refletido ao foco da parábola.[br][br][br]
Na janela de interação a seguir você será o técnico de iluminação de um show. O objetivo é iluminar a bailarina. Para isso basta alterar o foco utilizando o controle deslizante, e o ponto "P" para mudar a posição do canhão de luz. Para verificar se a posição está correta, clique em "verificar" e para outra tentativa, clique em "tentar novamente".[br][br]Lembre-se do que estudamos nesta sessão.
A parábola rotacionada em torno do eixo focal gera um paraboloide, com um formato muito parecido com uma antena parabólica, cujo nome vem deste lugar geométrico. Outra aplicação utilizando este tipo estão nos faróis de veículos e holofotes de teatros. Se colocarmos uma lâmpada no foco deste paraboloide, os raios luminosos serão refletidos paralelamente ao eixo, como visto agora pouco, ou seja, é possível direcionar um feixe de luz focalizando um ator ou cantor.[br][br]Uma curiosidade não muito comum são os fornos solares, onde existem muitos espelhos espalhados numa determinada região que refletem luz solar para um grande espelho parabólico, que por sua vez reflete os raios para o foco, gerando uma grande quantidade de calor ultrapassando os 3.000° C. Veja a imagem a seguir, caso queira conhecer um pouco mais sobre o forno solar de Odeillo, clique na fonte da figura.
Fonte: https://www.unabrevehistoria.com/2008/01/el-horno-solar-de-odeillo.html