Aplicações para demonstração

Com esta atividade é possível visualizar o segmento que determina a altura do polígono ABCDE relativa a cada um dos seus lados.
Selecione a caixa de seleção para fazer um corte na figura B (o triângulo). Ficará evidente um ponto através do qual será possível rotacionar uma das partes do triângulo. Rotacione esta parte até que o triângulo fique semelhante à um quadrado, o mais próximo possível. Clique sobre a figura A (o quadrado à esquerda) e o arraste sobrepondo-o ao quadrado obtido à partir do particionamento do triângulo. Se você conseguiu um encaixe perfeito, então você pode concluir que as figuras A e B são equivalentes por definição. Caso não tenha conseguido um encaixe perfeito, refaça o exercício pois de fato as figuras são equivalentes por construção.
É possível aumentar ou diminuir o retângulo movendo os pontos B e C para mostrar a proporcionalidade da área com os lados.
Clique e arraste o triângulo APD fazendo com que o lado AD coincida com o lado BC. Será formado o retângulo PP'CD que é equivalente ao paralelogramo ABCD que possui mesma área e altura que o retângulo obtido.
Observe que a área do triângulo ABC corresponde à metade da área do paralelogramo ABCD.[br]Veja que as bases do paralelogramo coincidem com as bases AB e AC do triângulo, bem como a altura respectiva à cada base.
Clique na caixa de seleção para particionar a figura e ser possível calcular sua área.
Clique na caixa de seleção para particionar a figura e ser possível calcular sua área.

Information: Aplicações para demonstração