[justify][/justify] [justify] Dada a função f de A em B, definida como [math]y=f\left(x\right)[/math], já sabemos que o conjunto B é chamado contradomínio. [br][br] A definição de função garante que cada elemento do domínio (conjunto A) é relacionado a um único elemento do contradomínio (conjunto B). Note que a palavra “cada” garante que todos os elementos do domínio são usados em uma função, mas a expressão “um único elemento do conjunto B” não garante que todos os elementos do contradomínio serão relacionados a elementos do domínio.[/justify][br][br]
Utilizando o mesmo exemplo anterior:[br][br] [math]f:\mathbb{R}\rightarrow\mathbb{R}[/math][br][br] [math]y=2x+1[/math][br][br] Note que o contradomínio dessa função é definido no conjunto dos números reais.[br] [br] Portanto, o conjunto [math]\mathbb{R}[/math] contém todos os elementos que se relacionam a elementos do domínio.
O conjunto imagem é formado por todos os elementos do contradomínio que estão relacionados a algum elemento do domínio. No exemplo anterior:[br][br] [math]f:\mathbb{R}\rightarrow\mathbb{R}[/math][br][br] [math]y=2x+1[/math][br][br] Os resultados obtidos, substituindo elementos do domínio na função são:[br][br] ...[br] Se [math]x=0[/math], então [math]y=1[/math] [br] Se [math]x=1[/math], então [math]y=3[/math][br] Se [math]x=2[/math], então [math]y=5[/math] [br] …[br][br] Isso significa que os valores de [math]y[/math] sempre pertencem ao conjunto dos números reais. Portanto, a imagem dessa função é o conjunto dos números reais.[br] [br] Cada um dos valores de [math]y[/math] obtidos é chamado de imagem, assim, se [math]x=10[/math], sua imagem é [math]y=21[/math] na função dada como exemplo.