Estudo dos Quadriláteros

Os quadriláteros e seus elementos
[justify][b] [/b][/justify][justify][b]Quadrilátero[/b] é um polígono de [b]quatro lados[/b]. No quadrilátero ABCD da figura seguinte, podemos destacar:[br][/justify][list][*]Os pontos A, B, C e D são os[b] vértices[/b] do quadrilátero.[/*][*]Os segmentos AB, BC, CD e DA são os [b]lados[/b] do quadrilátero.[/*][*]Os ângulos A, B, C e D assinalados na figura são os [b]ângulos [/b][b]internos[/b] do quadrilátero.[/*][/list] [br] O segmento AC, cujas extremidades são dois vértices não consecutivos, é uma das diagonais do quadrilátero; o segmento BD é a outra diagonal desse quadrilátero.[br] [br] Alguns quadriláteros são especiais; a seguir, vamos conhecer alguns deles.
Paralelogramos
O [b]paralelogramo[/b] é o quadrilátero que tem os lados opostos paralelos, dois a dois.[br][br] Paralelogramo ABCD: AB//CD e AC//BD. Dentre os paralelogramos, destacamos o [b]retângulo[/b], o [b]losango[/b] e o [b]quadrado[/b].
- Retângulo
É o paralelogramo que tem os [b]quatro ângulos retos[/b] (os quatro ângulos são congruentes).[br][br]Selecione a caixa "Pontos de Dinamismo" para exibir e movimentar os pontos em destaque, modificando as configurações do paralelogramo.
- Losango
É o paralelogramo que tem os [b]quatro lados congruentes[/b].
- Quadrado
É o paralelogramo que tem os [b]quatro lados[/b] e os [b]quatro ângulos congruentes[/b], sendo que todos esses ângulos são retos (ou seja, têm 90°).
Como o quadrado possui as mesmas características do retângulo e do losango, dizemos que ele é um caso particular de retângulo e um caso particular de losango, sendo a intersecção desses dois paralelogramos. Veja:
Trapézios
O trapézio é o quadrilátero que possui [b]apenas dois lados paralelos[/b]. Esses dois lados [b]paralelos[/b] são as bases do trapézio.[br] No caso abaixo, temos: AD e BC são as [b]bases[/b] do trapézio ABCD. No trapézio ABCD, temos: AD//BC.
Movimente os pontos de dinamismo em destaque para modificar as configurações dos trapézios, percebendo suas propriedades.
Os dois lados não paralelos destes trapézios têm suas medidas diferentes. São chamados [b]trapézios escalenos[/b].
Estes trapézios têm os lados não paralelos congruentes. São chamados [b]trapézios isósceles[/b].
Estes trapézios têm dois ângulos internos retos. São chamados [b]trapézios retângulos[/b].
ATIVIDADES
1. As retas [i]a[/i] e [i]b[/i] são paralelas. Helena desenhou alguns quadriláteros na região entre as retas [i]a[/i] e [i]b[/i].
Observe atentamente os desenhos de Helena e responda às perguntas a seguir.[br][br]a) Quais dessas figuras são paralelogramos?
b) Dentre os quadriláteros, qual figura é:[br] • um retângulo?[br]
• um quadrado?
2. (Saresp-SP) Observe o hexágono regular CAMELO. Unindo os vértices C, M, L e C com segmentos de reta, formamos um triângulo. Unindo da mesma forma os vértices A, M, L, O e A, nessa ordem, formamos um quadrilátero. Os polígonos formados são:[br][br]Utilize a ferramenta Segmento [icon]https://www.geogebra.org/images/ggb/toolbar/mode_segment.png[/icon] para traçar os segmentos de reta de acordo com a questão. Explore, também, as outras ferramentas disponíveis!
3. Utilizando a malha abaixo, desenhe o que se pede:[br] • um trapézio retângulo[br] • um losango[br] • um trapézio isósceles[br] • um retângulo
Use a ferramenta Polígono [icon]/images/ggb/toolbar/mode_polygon.png[/icon] para construir os quadriláteros solicitados. Também podem ser utilizadas as ferramentas de Texto [icon]/images/ggb/toolbar/mode_text.png[/icon] ou de Ângulos [icon]/images/ggb/toolbar/mode_angle.png[/icon] para compor as figuras. Ao selecionar a ferramenta desejada, no canto superior direito aparecerá as opções de formatação (cor, estilo de traço, espessura) de seus elementos.
Close

Information: Estudo dos Quadriláteros