Relembrando função afim
Funções do primeiro grau, ou funções afim, são do tipo [math]f(x)=ax+b[/math], com [math]a\ne0[/math].[br][br][math]a[/math] é o coeficiente angular e [math]b[/math] o coeficiente linear.[br][br]Seu gráfico é uma reta com inclinação dada por [math]a[/math] e interseção com o eixo [math]y[/math] dada por [math]b[/math].[br][br]Manipule a construção a seguir e compreenda a relação entre [math]a[/math] e [math]b[/math] e o gráfico da função afim.
Observe também as seguintes características:[br][b]Crescimento[/b]: [math]f[/math] é crescente se [math]a>0[/math], e decrescente se [math]a<0[/math].[br][b]Zero da função[/b]: [math]x=-\frac{b}{a}[/math](interseção da reta com o eixo [math]x[/math])[br][b]Domínio e Imagem[/b]: [math]D\left(f\right)=\mathbb{R}[/math] e [math]Im\left(f\right)=\mathbb{R}[/math].[br]Sempre [b]bijetiva[/b].
Aplicação de função afim
Quando você utiliza um táxi, o valor cobrado no final do trajeto é a soma do valor da “bandeirada” com o valor referente ao número de quilômetros rodados.[br][br]A “bandeirada” é um valor fixo cobrado pelos taxistas que independe de quantos quilômetros você vai rodar. Você pode observar que, ao entrar em um táxi, já está fixado esse valor no taxímetro.[br][br]Você também pode observar que, para cada quilômetro rodado, há um valor fixo. Isto é, a variação do preço é proporcional à distância percorrida.[br][br]Suponha que o valor da bandeirada seja de R$5,00 e que o valor de cada quilômetro rodado seja R$1,20.[br][br]Então, a função que relaciona o número de quilômetros rodados com o valor total a ser pago é uma função afim dada pelo gráfico abaixo (movimente o parâmetro para ver o gráfico ou clique em "Animar"):
O coeficiente angular pode ser calculado quando conhecemos 2 pontos digamos [math](x_0,y_0)[/math] e [math](x_1,y_1)[/math], por[br][br][math]a=\frac{\text{ Variação em }y}{\text{ Variação em }x}=\frac{\Delta y}{\Delta x}=\frac{y_1-y_0}{x_1-x_0}[/math][br][br]Mas também o coeficiente [math]a[/math] pode ser obtido pelo cálculo da tangente do ângulo [math]\alpha[/math] que a reta forma com o eixo x, ou seja:[br][br][math]a=\tan(\alpha)=\frac{\text{cateto oposto}}{\text{cateto adjacente}}=\frac{\Delta y}{\Delta x}[/math]
Instruções para o jogo a seguir
1. Clique no botão "Iniciar";[br]2. Em "Coef. Angular", digite o coeficiente angular da função trajetória entre Goku e Freeza;[br]3. Em "Coef. Linear", digite o coeficiente linear da função trajetória entre Goku e Freeza;[br]4. Marque as opções de ajuda, se necessário;[br]5. Clique no botão "Lançar".
Definição precisa de Limite
Definição formal de limite
Seja [math]f[/math] uma função definida em algum intervalo aberto que contenha o número [math]a[/math], exceto possivelmente no próprio [math]a[/math]. Então dizemos que o limite de [math]f(x)[/math] quando [math]x[/math] tende a [math]a[/math] é [math]L[/math], e escrevemos[br][br][math]\lim_{x\rightarrow a}f\left(x\right)=L[/math][br][br]se para todo número [math]\varepsilon>0[/math] houver um número [math]\delta>0[/math] tal que[br]se [math]0<|x-a|<\delta[/math] então [math]|f(x)-L|<\varepsilon[/math].[br][br]Observe que [math]|x-a|[/math] é a distância de [math]x[/math] a [math]a[/math] e [math]|f(x)-L|[/math] é a distância de [math]f(x)[/math] a [math]L[/math].[br][br]A construção a seguir representa essa definição, criando faixas em torno de [math]a[/math] (de tamanho [math]\delta[/math]) e de [math]L[/math] (de tamanho [math]\varepsilon[/math]) :[br]
Ao demonstrar afirmações sobre os limites, pode ser proveitoso imaginar a definição de limite como um desafio. Primeiro ela o desafia com um número [math]\varepsilon[/math]. Você deve então ser capaz de obter um [math]\delta[/math] adequado. Você deve fazer isso para todo [math]\varepsilon>0[/math], e não somente para um valor particular de [math]\varepsilon[/math].[br][br]Imagine uma competição entre duas pessoas, A e B, e suponha que você seja B. A pessoa A estipula que o número fixo [math]L[/math] deverá ser aproximado por valores de [math]f(x)[/math] com um grau de precisão [math]\varepsilon[/math] (digamos [math]0,01[/math]). O indivíduo B então responde encontrando um número [math]\delta[/math] tal que, se [math]0<|x-a|<\delta[/math], então [math]|f(x)-L|<\varepsilon[/math] . Nesse caso, A pode tornar-se mais exigente e desafiar B com um valor menor de [math]\varepsilon[/math] (digamos, [math]0,0001[/math]). Novamente, B deve responder encontrando um [math]\delta[/math] correspondente. Geralmente, quanto menor o valor de [math]\varepsilon[/math], menor deve ser o valor de [math]\delta[/math] correspondente. Se B sempre vencer, não importa quão pequeno A torna [math]\varepsilon[/math], então [math]\lim_{x\rightarrow a}f(x)=L[/math].[br][br]Assim, na construção acima escolha primeiramente um valor para [math]\varepsilon[/math] e depois ajuste o valor de [math]\delta[/math] para que o trecho em vermelho da função fique compreendido totalmente dentro da faixa estipulada pelo [math]\varepsilon[/math]. Diminua ao máximo os valores de [math]\varepsilon[/math] e o de [math]\delta[/math], dê zoom para verificar que de fato o trecho vermelho fica compreendido entre as faixas (Lembrando que estar da faixa [math]|f(x)-L|<\varepsilon[/math], significa que a distância da função [math]f(x)[/math] e o número [math]L[/math] é menor do que [math]\varepsilon[/math]).[br][br]Esse processo poderia é infinito, sempre é possível encontrar um valor menor. Mas levando em consideração a limitação do aplicativo não conseguimos escolher valores tão pequenos, então a construção é apenas uma representação da definição.[br][br]Texto adaptado de STEWART, James. [b]Cálculo, volume I[/b]. Tradução: Antonio Carlos Moretti, 2009.