O Teorema de Morley

[size=100][size=150][b][color=#ff0000]Teorema:[/color] Em qualquer triângulo, as interseções das trissetrizes adjacentes dos ângulos são vértices de um triângulo equilátero, denominado Triângulo de Morley.[/b][/size][/size][size=100][size=150]- [br][br][b]- Trissetrizes[/b] são retas que dividem um ângulo em três partes iguais (assim como as bissetrizes dividem um ângulo em duas partes iguais)[br][br]- Trissetrizes são pares de retas (ou semirretas), então para pegar as [b]interseções das trissetrizes adjacentes[/b], olhamos para dois pares dentro do triângulo e pegamos uma reta de cada par. Essas retas são de modo que a interseção delas está a uma distância menor dos vértices do que a interseção das NÃO adjacentes. Esta será a interseção considerada.[br][br]- Note que os ângulos dos triângulo ABC original podem ser quaisquer.[br][br]- O teorema não faz distinção entre ângulos INTERNOS e EXTERNOS. Se refletirmos um vértice em relação ao lado oposto a ele, podemos observar que o Triângulo de Morley é exterior ao triângulo original, justamente por considerar os ângulos externos, e o teorema continua válido.[/size][/size]

Semelhança de triângulos e o Teorema de Tales no triângulo

Arraste os controles deslizantes e observe o que acontece com os ângulos da construção.

A esfera e planos na janela 3D

Triângulo de Reuleaux

[size=150][justify][b]A proposta da seguinte construção foi inspirada na construção publicada com o mesmo nome pelo autor Francisco Ismael Reis nesta mesma plataforma, conta com algumas mudanças e adaptações, tanto matematicamente, como na construção em si, para ser inserida no projeto, de modo que trabalhasse as ferramentas do GeoGebra de forma coerente.[br][br]A construção do autor Francisco Ismael Reis pode ser acessada pelo endereço: [/b]https://www.geogebra.org/m/bzetw2pm[/justify][/size]
[size=150][b][justify]O triângulo de Reuleaux é um exemplo dos polígonos de Reuleaux, que são curvas de largura constante, o que significa dizer que a distância entre seus pares de retas suportes é sempre a mesma. Na construção, exemplificamos as retas suportes horizontais e verticais. Além disso, exploramos o lugar geométrico formado pelo giro dessa curva, que forma um "quadrado" com os cantos curvados.[/justify][/b][/size]

Criando uma atividade - função polinomial

A seguir, temos o gráfico da função polinomial [math]p:\mathbb{R}\longrightarrow\mathbb{R}[/math] dada por [math]p\left(x\right)=\left(x-1\right)\left(x+1\right)\left(x-a\right)[/math], sendo [math]a[/math] uma constante real. Movimente o controle deslizante e observe a mudança no gráfico.
1) Movimente o controle deslizante para a = 3, quais são as raízes do polinômio nessa situação? Como você chegou nessa conclusão?
2) Para quais valores de [math]a[/math] a função polinomial tem uma raiz dupla e uma raiz simples?
3) Para [math]a=3[/math], quais valores de [math]x[/math] satisfazem a equação [math]p\left(x\right)>0[/math]?
4) Insira uma imagem da sua resolução feita à mão da questão anterior.
5) Represente a solução da inequação da questão anterior no gráfico a seguir, usando o campo de entrada do GeoGebra.

Função polinomial do 1º grau

Movimente os controles deslizantes de modo que a = 2 e b = 5. Existe um valor f(-2)? Se sim, qual?
Movimente os controles deslizantes de modo que a = -3 e b = -1. Existe um valor de x relacionado a [br]f(x) = -4? Se sim, qual?
Altere o valor de a na construção e perceba, exceto para a = 0, a função f(x) é uma função do primeiro grau. Para qualquer valor de a, exceto a = 0, qual o domínio dessa função? Como você chegou nessa resposta?
Altere o valor de a na construção e perceba, exceto para a = 0, a função f(x) é uma função do primeiro grau. Para qualquer valor de a, exceto a = 0, qual o contradomínio dessa função? E qual a imagem dela? Como você chegou nessas respostas?
Volte à construção e altere os controles deslizantes para a = 0 e b = 5. Que tipo de função é essa? O que acontece com o valor de f(x), independente do valor de x?
Movimente os controles deslizantes de modo que a = 2 e altere o valor de b como desejar. Qual o valor de f(0) quando:[br]a) b = 1[br]b) b = 2[br]c) b = -5[br]Avalie: o que acontece com o gráfico da função quando você altera o valor de b?
Movimente os controles deslizantes de modo que b = 0 e altere o valor de a como desejar.[br]Avalie: o que acontece com o gráfico da função quando você altera o valor de a?
Clique no botão "Raiz da função f(x)" e altere os controles deslizantes para a = -2 e b = 5. Qual a raiz da função f(x) nesse caso?
Altere os controles deslizantes para a = -3 e b = 4. Qual a raiz da função f(x) nesse caso?
Coloque a = 1 e b = 2. Para quais valores de x, temos f(x) > 0?
[size=150][b]Estudando o sinal da função f(x)[/b][/size]
Coloque a = 5 e b = 5. Para quais valores de x temos f(x) < 5?
Coloque a = 0,5 e b = -3. Quais os valores de f(x) para x < 6?
Coloque a = 3 e b = -3. Quais valores de f(x) quando [math]0\le x\le1[/math]?
Coloque a = 1 e b = 0. O que acontece com o sinal da função quando x é positivo? E quando o x é negativo?
Responda se as seguintes funções são crescentes ou decrescentes. Aproveite o auxílio da construção.[br][br]a) f(x) = 4x+3[br]b) f(x) = 5x+5[br]c) f(x) = -x-1[br]d) f(x) = -3x+4[br]e) f(x) = x

Information