A numerosidade é uma grandeza que está presente no nosso cotidiano. Ela é muito usada para a venda de inúmeras coisas, por exemplo: ovos, tijolos, lápis etc. Mas nem sempre esta grandeza é apropriada para todas as situações. Por exemplo, no caso em que uma pessoa quer comprar arroz não poderá usar esta grandeza. Desta forma, para o químico, é inevitável contar átomos ou moléculas, porque eles realmente trabalham medindo massas dos componentes, contidos num determinado alimento, medicamentos ou objetos. Porém, em alguns casos é importante conhecer o número de entidades químicas, sejam do átomo, íons ou moléculas presentes em determinadas quantidades de substancias ou material.
E possível observar, nessa imagem as informações nutricionais contidas na caixa de leite, desta forma o químico, tem a capacidade de conferir a quantidade de cada componente deste alimento, com o intuito de verificar se realmente essa quantidade que está escrita, está de acordo com a legislação vigente.
Imagine que você resolveu fazer uma dieta, seguindo as orientações da nutricionista, por meio de um programa de reeducação alimentar, que você deixará um pouco de lado biscoitos e chocolates e comerá mais frutas e verduras, por exemplo banana,manga, laranja, uva . Em seguida, você vai à feira ou ao supermercado mais próximo para comprar os produtos, mas quanto de cada alimento você comprar? Como podemos quantificar os alimentos?