Luiz Sacilotto era conhecido por sua produção artística versátil que abrangia pinturas abstratas, esculturas geométricas e colagens inovadoras. Além de suas obras finalizadas, os estudos e trabalhos em andamento do artista também são valorizados e muitas vezes fazem parte de acervos e coleções particulares dedicadas ao artista. Esses estudos são peças fundamentais para compreender a evolução e a abordagem criativa de Sacilotto, oferecendo [i]insights [/i]valiosos sobre seu processo artístico.
Fonte: Facebook - https://www.facebook.com/luiz.sacilotto
Nesse estudo de Luiz Sacilotto podemos observar a repetição de algumas formas geométricas bem como a presença de transformações geométricas. Quais formas geométricas você identifica nesse estudo?[br]
Quais transformações geométricas você identifica nesse estudo?
No GeoGebra, utilizando comandos [b]Girar [/b]e [b]Transladar[/b], foi possível realizar uma releitura desse estudo de Sacilotto.[br]Interaja com a atividade apresentada a seguir para compreender em que momentos esses comandos foram utilizados. [br]Siga os passos apresentados:[br][list=1][*]Inicialmente crie os setores 2, 3 e 4, à partir do setor previamente inserido na tela. [/*][*]Após isso, realizando translações, complete a releitura da obra.[/*][/list]
Para confeccionar essa atividade foram utilizados os comandos [b]Girar [/b]e [b]Transladar [/b]em conjunto com a ferramenta [b]Botão[/b]. Essa é uma maneira de se utilizar a linguagem GeoGebraScript.[br]Os comandos necessários para que as translações e rotações fossem possíveis, foram inseridos na aba [b]Programação [/b]de cada botão.[br]Acompanhe os passos necessários para a confecção da atividade.
[list=1][*]Inicialmente criou-se o setor circular de centro no ponto C e com extremidades nos pontos D e E. Comando: SetorCircular(centro,ponto,ponto).[/*][*]Tendo sido criado o primeiro setor circular e denominado por c, os demais setores foram obtidos por meio de translação e rotação. Para tanto, foi necessário criar vetores indicativos das direções a serem realizadas as translações: [i]u[/i] e [i]v; [/i]sendo [i]u[/i] o vetor que indica a direção horizontal, [i]v[/i] o vetor que indica a direção vertical e ambos com módulo igual à medida do diâmetro do setor circular.[/*][*]Para que o botão Setor 2, ao ser clicado, realize a translação do primeiro setor após rotação de 90° em relação ao seu centro, foi inserido o comando d=Transladar(Girar(c,-90°,C),3v) na abra programação do botão Setor 2.[/*][*]No botão Setor 3, na aba programação, foi inserido o comando e=Transladar(Girar(c,-180°,C),3v+3u).[/*][*]No botão Setor 4, na aba programação, foi inserido o comando f=Transladar(Girar(c,-270°,C),3u).[/*][/list]
Explique o que realiza o comando d=Transladar(Girar(c,-90°,C),3v).
Foi realizada uma rotação do setor circular original c, em torno do seu centro C, e 90° no sentido horário. Após isso, o novo setor foi transladado 3 unidades para cima (3[i]v[/i]) originando o setor d.
Explique o que realiza o comando e=Transladar(Girar(c,-180°,C),3v+3u).
Foi realizada uma rotação do setor circular original c, em torno do seu centro C, e 180° no sentido horário. Após isso, o novo setor foi transladado 3 unidades para cima e três unidades para a direita (3[i]v + [/i]3[i]u[/i]) originando o setor e.
Explique o que realiza o comando f=Transladar(Girar(c,-270°,C),3u).
Foi realizada uma rotação do setor circular original c, em torno do seu centro C, e 270° no sentido horário. Após isso, o novo setor foi transladado 3 unidades para a direita (3[i]u[/i]) originando o setor f.
[list=1][*]Após criados os quatro setores circulares, para completar a releitura, foram realizadas translações desses setores. Para tanto, foi necessário criar outros quatro botões.[/*][*]No botão Translação Setor 1, na aba programação, foram inseridos os comandos: [/*][/list] c_{1}=Transladar(c,u)[br] c_{2}=Transladar(c,2u)[br] c_{3}=Transladar(c,v)[br] c_{4}=Transladar(c,2v)[br] c_{5}=Transladar(c,u+v)[br] c_{6}=Transladar(c,2u+2v)[br] c_{7}=Transladar(c,u+2v)[br] c_{8}=Transladar(c,2u+v)
Explique cada comando inserido no botão Translação Setor 1.
Todas as translações levaram em consideração o setor circular c, que é uma rotação do setor circular original. [br]Cada novo setor foi nomeado de forma a ser vinculado a esse setor.[br]O comando c_{1}=Transladar(c,u) indica a translação do setor circular c (Setor 2) na direção do vetor u.[br]Os demais comandos seguem lógica análoga.
Quais devem ser os comandos para o botão Translação Setor 2?
Sugestão: utilizar a nomenclatura d_{x} para cada novo setor.[br]d_{1}=Transladar(d,u)[br]d_{2}=Transladar(d,2u)[br]d_{3}=Transladar(d,v)[br]d_{4}=Transladar(d,2v)[br]d_{5}=Transladar(d,u+v)[br]d_{6}=Transladar(d,2u+2v)[br]d_{7}=Transladar(d,u+2v)[br]d_{8}=Transladar(d,2u+v)
Quais devem ser os comandos para o botão Translação Setor 3?
e_{1}=Transladar(e,u)[br]e_{2}=Transladar(e,2u)[br]e_{3}=Transladar(e,v)[br]e_{4}=Transladar(e,2v)[br]e_{5}=Transladar(e,u+v)[br]e_{6}=Transladar(e,2u+2v)[br]e_{7}=Transladar(e,u+2v)[br]e_{8}=Transladar(e,2u+v)
Quais devem ser os comandos para o botão Translação Setor 4?
f_{1}=Transladar(f,u)[br]f_{2}=Transladar(f,2u)[br]f_{3}=Transladar(f,v)[br]f_{4}=Transladar(f,2v)[br]f_{5}=Transladar(f,u+v)[br]f_{6}=Transladar(f,2u+2v)[br]f_{7}=Transladar(f,u+2v)[br]f_{8}=Transladar(f,2u+v)
Justifique o motivo de, ao clicar em algum dos botões de translação antes mesmo de clicar nos botões de criação dos setores 2, 3 ou 4, ocorrer erro na execução da programação.
Isso ocorre devido ao fato que as translações são realizadas nos 4 setores. Caso os setores 2, 3, ou 4 não tenham sido criados, o comando transladar não será realizado, ocasionando erro.
Seguindo o mesmo raciocínio de construção aqui apresentado, confeccione uma atividade de releitura do estudo de Sacilotto utilizando o GeoGebra [i]Online[/i], acessando o [i]link[/i] https://www.geogebra.org/classic?lang=pt_PT.