A função seno é dada por [math]f:\mathbb{R}\longrightarrow\mathbb{R}[/math] tal que [math]x\longrightarrow f\left(x\right)=sen\left(x\right)[/math]
Na construção seguinte, é possível ver um Ciclo-Trigonométrico e o gráfico da função f(x)=sen(x). Pode-se variar o [color=#6aa84f]seletor [/color][math]\alpha[/math] (-6,28 rad<[math]\alpha[/math]<6,28 rad ou [math]\minus2\pi[/math]<[math]\alpha[/math]<[math]2\pi[/math]) e observar o gráfico sendo gerado.
Observe que o ponto J tem abcissa igual a medida do ângulo do ciclo-trigonométrico e ordenada igual ao seno desse ângulo. Movimente o seletor [math]\alpha[/math] e observe o gráfico da função seno (senoide) sendo gerado. Qual o valor máximo que a função assume?
Movimente o seletor [math]\alpha[/math] e observe o gráfico da função seno (senoide) sendo gerado. Qual o valor mínimo que a função assume?
Qual o conjunto imagem da função f(x)=sen(x)?
Considere 0 rad<[math]\alpha[/math]<6,28 rad (ou 0<[math]\alpha[/math]<[math]2\pi[/math]), qual o intervalo em que função é positiva?
Considere 0 rad<[math]\alpha[/math]<6,28 rad (ou 0<[math]\alpha[/math]<[math]2\pi[/math]), qual o intervalo em que função é negativa?
Considere 0 rad<[math]\alpha[/math]<6,28 rad (ou 0<[math]\alpha[/math]<[math]2\pi[/math]), qual o intervalo em que função é crescente?
Considere 0<[math]\alpha[/math]<6,28 (ou 0<[math]\alpha[/math]<[math]2\pi[/math]), qual o intervalo em que função é decrescente?
Observe o gráfico da função seno. Em qual dos intervalos seguintes [b]não é possível [/b]ver partes do gráfico se repetindo?
Podemos dizer que uma função é periódica quando parte de seu gráfico se repete de acordo com determinado [b]período[/b]. Altere o seletor [math]\alpha[/math] e observe que a partir de 360º (ou [math]2\pi[/math]) o gráfico da função começará a repetir o comportamento. Dessa forma, dizemos que o período da função f(x)=sen(x) é [math]2\pi[/math].