Isometria é uma palavra que tem origem grega da palavra isometría, composta pelos termos[br]iso (igual) e metron (medida), logo podemos entender a origem como sendo “igual medida” ou “igualdade de medida”. [br]Na matemática, uma isometria é uma transformação geométrica que mantém a distância[br]e os ângulos de uma figura, ou seja, que preserva as medidas das figuras[br]geométricas.[br][br][u]Translação[br][/u][br]A palavra translação vem do Latim “vehere” que significa transportar. A transformação em que a imagem é[br]obtida pelo deslocamento paralelo de todos os pontos em uma mesma distância,[br]direção e sentido é denominada translação. Logo, pela definição, mantem-se o[br]tamanho da figura e sua forma.
Imagem:[br]Rodrigues, 2012 (página 35)
[u]Reflexão[br][/u][br]A reflexão é uma simetria, pois é uma transformação que considera a distância do conjunto de[br]pontos a uma reta e com essa distância reflete a figura no outro lado da reta – também chamada de eixo de simetria.
Imagem:[br]Rodrigues, 2012 (página 36)
[u]Rotação[br][/u]A rotação é uma transformação que gira a imagem em torno de um ponto fixo – centro de rotação –considerando uma amplitude (ângulo da rotação). [br]
Imagem:[br]Rodrigues, 2012 (página 38)
Vamos aprender agora como criar as transformações no plano.
Leia com atenção as instruções e faça na Janela do GeoGebra disponível abaixo.
Para fazer uma reflexão no plano, precisa-se em ordem:[br][br][br]
Para fazer uma Rotação no plano, precisa-se em ordem:[br][br][br]