Esta atividade também é parte de um ou mais outros livros. As modificações serão visíveis em todos esses livros. Você quer modificar a atividade original ou criar sua própria cópia para este livro?
Esta atividade foi criada por '{$1}'. Você quer modificar a atividade original ou criar, no lugar, sua própria cópia?
Esta atividade foi criada por '{$1}' e você não tem permissão para editá-la. Você quer criar uma cópia e adicioná-la ao seu livro?
Aplicativos dos quatro experimentos do projeto Matemática e Física na Mala, fomentado pela FAPERJ e apoiado pelo SESIRJ, coordenado pela professora Daniela Mendes Vieira da Silva.
CONTATO: (daniela.mendes.silva@uerj.br)
Guias para professores e folhas de apoio em: https://drive.google.com/drive/folders/12hS_9A5HqmGSeBPwQ2pbPi5RQu4hku7j
(Edital FAPERJ Nº 45/2021 - Apoio à melhoria das escolas da rede pública sediadas no Estado do Rio de Janeiro — 2021)
Aplicativos aperfeiçoados por professor Brendow Souto, integrante do GPAEM FFP.
Livro didático registrado sob o ISBN 978-65-01-02642-8
Índice
Medindo distâncias inacessíveis com o Teodolito
Teodolito - 5 metros
Calculando o volume do produto com água e fita métrica
Volume do produto
Maquete honesta do Sistema Solar
Astros
Modelando a viagem de uma gota de água em uma garrafa de óleo
Quando pensamos em medir distâncias inacessíveis a trigonometria pode se mostrar uma opção para a resolução deste problema. Com o teodolito, usamos a tangente para calcular onde não conseguimos alcançar.
Calculando o volume do produto com água e fita métrica
Este experimento é uma proposta divertida, lúdica e diferenciada de se introduzir os conceitos de volume, capacidade, massa e densidade de substâncias para estudantes. Além de se constituir uma oportunidade de mostrar que o que cotidianamente chama-se de peso, na verdade é massa, uma vez que peso é força. Este experimento permite que se verifique se a embalagem de um produto realmente entrega a massa que promete, por meio do volume que ele desloca ao ser mergulhado na água.
Você já se perguntou qual seria a distância entre a Terra e a Lua em uma maquete que respeita a proporcionalidade? Falando em Lua, você sabia que ela se afasta, aproximadamente, 3,8 cm da Terra a cada ano? E a distância entre um modelo da Terra e um modelo do Sol? Inclusive, você sabia que ao olharmos para o céu estamos contemplando o passado. Por exemplo, o Sol que vemos é o Sol de 8 minutos atrás, que é o tempo que a luz leva para viajar deste astro até o nosso planeta. E, Falando em Sol, você sabia que com apenas 51 dobraduras de um papel A4 comum conseguiríamos fazer uma ponte unindo Terra e Sol? E, a distância entre um modelo da Terra e um modelo de Plutão? Aliás, você já se perguntou por que Plutão é um planeta Anão? Talvez não, pois o que se observa em montagens de maquetes do sistema Solar é primariamente a preocupação em colocar os planetas e satélites em ordem, sem preocupação com o uso de escala. Com essa atividade você professor (a) irá surpreender seus(suas) estudantes com a distância entre astros do nosso sistema Solar em maquetes proporcionais, utilizando os conceitos de razão, proporção, escala e Astronomia.
Modelando a viagem de uma gota de água em uma garrafa de óleo
Matemática é a linguagem que dá suporte à ciência! Com ela, podemos compreender experimentos Físicos, Químicos e Biológicos e, ao mesmo tempo em que exercitamos nossos conhecimentos matemáticos, instigamos também a curiosidade de nossos estudantes. Estas atividades podem ser utilizadas para abrir discussões sobre temas matemáticos diversos.
O experimento em questão consiste em analisar o comportamento de uma gota de água quando se desloca através de um recipiente preenchido com óleo. Aqui são observados: o tempo de travessia da gota, a questão da densidade das substâncias envolvidas, grandezas diretamente e inversamente proporcionais e conteúdos relacionados.