Como o gráfico de uma função quadrática é uma parábola então ele possui um ponto chamado vértice de coordenadas [math]\left(x_v,y_v\right)[/math] que poderá ser ponto de máximo (se a concavidade for voltada para baixo) ou de mínimo (se a concavidade for voltada para cima).[br]As coordenadas do vértice são dadas por [math]x_v=\frac{-b}{2a}\ e\ y_v=\frac{-\Delta}{4a}[/math], onde [math]\Delta=b^2-4ac[/math].
Calcule as coordenadas [math]x_v\ e\ y_v[/math] do vértice das funções [math]i\left(x\right)=-3x^2+x+1[/math] e [math]j\left(x\right)=x^2-1[/math].
Use o Geogebra para determinar esses vértices. Em [b]Entrada, [/b]digite a função [math]i\left(x\right)=-3x^2+x+1[/math] dê [b]Enter, [/b]digite a função [math]j\left(x\right)=x^2-1[/math] dê [b]Enter, [/b]depois novamente em [b]Entrada[/b] digite [b]Extremo[i] [/b]dê [b]Enter[/b] e [b]Extremo[j] [/b]dê [b]Enter.[/b] Os pontos correspondentes aos vértices dessas funções serão marcados nos respectivos gráficos. Confira se coincide com o calculado por você no Exercício 9.