Exemplos
Acima, observe três não polígonos, à esquerda, e um [b]polígono[/b] à direita:[br]A primeira figura tem [b]segmentos de reta [/b]que se[b] [/b]cruzam; a segunda não é fechada; e a terceira possui uma parte circular. Essas características tornam tais figuras não polígonos. Apenas a quarta figura é considerada [b]polígono[/b] por estar totalmente de acordo com a definição desse tipo de figura.
Exemplo
As imagens ilustram um polígono não convexo, à esquerda, e um [b]polígono[/b] [b]convexo[/b] à direita.
Exemplo
As figuras, acima, ilustram um polígono não regular, à esquerda, e um [b]polígono[/b] [b]regular[/b] à direita.
Exemplo
Exemplo
A imagem acima mostra cada um desses elementos de um polígono. O [b]segmento[/b] CD é lado desse [b]polígono[/b], e o ponto C é um de seus vértices. O ângulo α é um de seus ângulos internos, e β é um de seus [b]ângulos[/b] [b]externos[/b]. Além disso, o segmento AD é uma de suas diagonais.
Exemplo
Exemplo
Acima, uma tabela apresentando o nome de cada polígono considerando seus lados. Geralmente, para polígonos com lados maiores que 20, nos referimos a ele apenas explicitando o seu número de lados. Por exemplo, um polígono de 27 lados.
Exemplo 01
Na figura acima, os segmentos AC e BD são diagonais.
Exemplo
Exemplo
A figura acima é um hexágono. Repare que, partindo de um mesmo vértice, é possível dividi-lo em quatro triângulos. Para qualquer figura, sempre será possível encontrar n – 3 diagonais partindo do mesmo vértice e, consequentemente, serão formados n – 2 triângulos nesse processo (n = número de lados do polígono). Daí presume-se a fórmula:[br][br]Si = (n - 2) . 180º[br][br]