[justify][/justify]Dada uma parábola com foco [math]F[/math] , reta diretriz [math]d[/math] e parâmetro [math]p[/math], considere o sistema cartesiano[br]ortogonal canônico [math]xOy[/math] cuja origem [math]O[/math] é o vértice [math]V[/math] da parábola, conforme a representação abaixo:[br][br]
Quando a reta diretriz está abaixo do foco [math]F[/math] da parábola, paralela ao eixo x e com [math]y=-1[/math], qual é a equação da parábola? E a sua concavidade está em qual direção?
Quando a reta diretriz está acima do foco [math]F[/math] da parábola, paralela ao eixo x e com [math]y=1[/math], qual é a equação da parábola? E a sua concavidade?
Quando a reta diretriz está a direita do foco [math]F[/math] da parábola, paralela ao eixo y e com [math]x=1[/math], qual é a equação da parábola? E a sua concavidade?
Quando a reta diretriz está a esquerda do foco [math]F[/math] da parábola, paralela ao eixo y e com [math]x=-1[/math], qual é a equação da parábola? E a sua concavidade?
Movimente a reta diretriz da parábola paralela eixo x e depois ao eixo y, observando as modificações que ocorrem tanto na equação quanto no parâmetro [math]p[/math]. É possível estabelecer uma relação entre a equação e o parâmetro [math]p[/math]?