Frente de onda

 Uma onda com fonte pontual no vácuo, devido à simetria e à homogeneidade do meio, propaga-se distribuindo-se esfericamente, isto é, com frente esférica. Em contraste, quão menor for o ângulo sólido de uma região da esfera, melhor a área dessa região pode ser aproximada como plana, ou em outras palavras, para raios grandes a curvatura pode ser desprezada, conforme a figura abaixo ilustra.
 De modo que, para grandes distâncias da fonte pontual, a onda apresenta frente plana. A exemplo, a luz emitida pelo Sol (objeto esférico) apresenta frente esférica, todavia, ao chegar na Terra é praticamente plana.[br][br]  Dito isso, assim como pode-se considerar a aceleração da gravidade constante, a baixas alturas em relação com o raio da Terra, para regiões remotas e razoavelmente pequenas em relação a distância da fonte esférica de luz, os fatores [math]\vec{E_0}\left(\vec{r}\right)[/math] e [math]\vec{B_0}\left(\vec{r}\right)[/math]das equações (15) e (16) podem ser considerados constantes, destarte, as ondas eletromagnéticas monocromáticas com frente plana têm os campos[br]
 Sendo o plano caracterizador da frente determinado por [math]\vec{k}[/math] e [math]\vec{r}[/math], conforme as figuras abaixo. Nele, em dado instante [math]t[/math], todos os pontos apresentam a mesma fase. Ademais, ele é perpendicular à progressão da onda.
Com o botão direito, o cursor altera o ponto de vista da última figura.

Information: Frente de onda