Equação paramétrica da reta

Seja r a reta que passa pelos pontos A e B, e P  um ponto que pertençe a essa reta, como os pontos são colineares então os vetores [math]\vec{AB}[/math] e [math]\vec{AP}[/math] são múltiplos um do outro. Assim, podemos escrever:[br][center][math]\vec{AP}=\lambda\vec{AB}[/math][br][math]P-A=\lambda\vec{AB}[/math][br][math]P=A+\lambda\vec{AB}[/math] [br]é a forma paramétrica da reta.[/center]
Exemplo 1
Dados A=(-2,1) , B=(1,3) e P um ponto pertencente a reta que passa pelos pontos A e B. Qual a equação paramétrica dessa reta?
Exercício 1
Dados A=(-2,1) e o vetor diretor da reta [math]\vec{v}=\left(3,2\right)[/math], encontre a equação paramétrica da reta r.
Exercício 2
Determine a equação paramétrica da reta que passa pelos pontos A=(2,-3) e B=(-1,4).
Exercício 3
Determine a equação paramétrica da reta que passa pelo ponto A=(3,-1) e é normal (perpendicular) ao vetor [math]\vec{v}=\left(1,2\right)[/math].[br][br]Utilize: se o vetor [math]\vec{v}=\left(a,b\right)[/math], então seu vetor normal é [math]\vec{u}=\left(-b,a\right)[/math]. [br]
Exercício 4
Encontre a reta r que passa pelo ponto A=(-3,4) e é paralela a reta s: P=(4,1)+t(-5,4).
Exercício 5
Determine a equação da reta paramétrica que passa pelo ponto A=(-2,-1) e é normal ao vetor [math]\vec{v}=\left(-3,2\right)[/math].
Close

Information: Equação paramétrica da reta