Qual o número de vértices, arestas e faces do poliedro da construção 1?
Na parte 3D da construção 1, quais os valores aproximados, respectivamente, do apótema da pirâmide e do apótema da base, quando a aresta mede 5 u.m.c.?
Qual o número de vértices, arestas e faces do poliedro da construção 2?
Na parte 3D da construção 2, quais os valores aproximados, respectivamente, da diagonal de uma das faces e da diagonal do cubo, quando a aresta mede 5 u.m.c.?
diagonal da face é 7.07 e do cubo é 8.66
Qual o número de vértices, arestas e faces do poliedro da construção 3?
Como você faria para determinar o volume do octaedro, dispondo apenas do tamanho da aresta? Qual é o volume do octaedro de aresta 4 u.m.c.?
Dividiria em duas pirâmides e aplicaria a fórmula [math]V_{Pirâmide}=\frac{A_{base}.h}{3}[/math] ; [math]V\cong55.43[/math].
Quais são os nomes dos dois poliedros de Platão, que não foram mencionados?
Essa luminária terá por faces:
Se a aresta da base mede 30 cm, qual é o volume ocupado pela luminária (sólido truncado)?[br][br][br]
Aproximadamente 2678 centímetros cúbicos.
[justify][b](UFF – RJ / [/b][b]C2 - H8) [/b]A grande pirâmide de Quéops, antiga construção localizada no Egito, é uma pirâmide regular de base quadrada, com 137 m de altura. Cada face dessa pirâmide é um triângulo isósceles cuja altura relativa à base mede 179 m. A área da base dessa pirâmide, em m[sup]2[/sup], é:[/justify]
[justify]Observe na imagem uma pirâmide de base quadrada, seccionada por dois planos paralelos à base, um contendo o ponto A e o outro o ponto B. Esses planos dividem cada aresta lateral em três partes iguais.[br]Considere as seguintes medidas da pirâmide:[br]• altura = 9 cm;[br]• aresta da base = 6 cm;[br]• volume total = 108 cm³[/justify]O volume da região compreendida entre os planos paralelos, em cm³ é: