Como visto anteriormente, um [b]ciclo trigonométrico[/b] é uma circunferência de centro em (0,0), do plano cartesiano, e raio unitário. [br][br] Dado um ponto P do ciclo, sua distância até a origem do sistema tem 1 unidade de comprimento. Sendo assim, sua abscissa e ordenada são, respectivamente cos (α) e sen (α), em que α é o ângulo que o segmento OP faz com o eixo x (eixo horizontal).[br][br] No ciclo a seguir, mova o ponto P e visualize os valores de [b]seno [/b]e [b]cosseno [/b]do ângulo α, em destaque sobre os eixos y e x, respectivamente.
Você sabe que os eixos coordenados do plano cartesiano dividem o ciclo em quatro quadrantes. Em relação a arcos do primeiro quadrante, é correto afirmar que:
Em relação a arcos do segundo quadrante, é correto afirmar que:
Em relação a arcos do terceiro quadrante, é correto afirmar que:
Em relação a arcos do quarto quadrante, é correto afirmar que:
Lembre-se que se a cada valor do ângulo α, 0 ≤ α ≤ 2π, associarmos um valor y = f(α) = sen (α), podemos plotar os pontos (α, f(α)) obtendo o gráfico da função seno, dada nesse domínio. [br][br] Definimos como [b]cossecante do ângulo [/b][b]α[/b], e representamos por cosec (α), ao valor [sen α)]⁻¹, que está definido apenas para os valores de α para os quais sen (α) ≠ 0.[br][br] Da mesma forma podemos definir y = g(α) = cosec (α) e plotar os pontos (α, g(α)) obtendo o gráfico da [b]função cossecante[/b].[br][br] Para retomar a função seno e compreender o domínio da função cossecante e seu gráfico, utilize a atividade a seguir. Siga os passos:[br][br]Quadro da esquerda:[br]1) Inicialmente verifique que, ao modificar os valores do ângulo α por meio da utilização do controle deslizante, você pode observar os valores de sen (α) no ciclo (selecione o botão correspondente) e como o gráfico de y = sen (α) é construído (selecione botão correspondente).[br][br]2) Verifique o que ocorre com os valores de cosec (α), ao modificar os valores de α. Selecione botão cosec (α) (ciclo) para visualizar os valores.[br][br]3) Observe a construção do gráfico de y = cosec (α), modificando os valores de α e selecionando o botão correspondente ao gráfico dessa função[br][br]Quadro da direita:[br][br]1) Selecione o botão y = sen (x) para visualizar o gráfico da função para 0 ≤ x ≤ 2π.[br]1) Selecione o botão y = cosec (x) para visualizar o gráfico da função para 0 ≤ x ≤ 2π.
Observando os valores de cossecante no ciclo, identifique para quais valores de α o valor de cosec (α) não existe.
cosec (α) não existe para os valores de α em que sen (α) = 0, ou seja, para x = 0, x = π e x = 2π.
Explique os sinais de y = cosec(x) α por observação do gráfico e por comparação com a função y = sen(x).
A função y = cosec (α) apresenta os mesmos sinais da função y = sen (α).
Qual o domínio da função y = cosec(x) ?
O domínio da função são os valores reais x tais que x ≠ 0, x ≠ π e x ≠ 2π.
Quais os intervalos de crescimento e decrescimento da função cossecante, no intervalo de 0 ≤ x ≤ 2π?
A função é decrescente em 0 < x ≤ π/2, crescente em π/2 ≤ x < π, crescente em π < x ≤ 3π/2 e decrescente em 3π/2 ≤ x < 2π.
Identifique as assíntotas do gráfico de y = cosec (x), no intervalo 0 ≤ x ≤ 2π.
São assíntotas do gráfico as retas x = 0 , x = π e x = 2π.
Observando o gráfico da função cossecante, o que você pode afirmar sobre pontos de máximo ou de mínimo?
A função y = cosec (x) não admite máximo ou mínimo global. Porém, em um intervalo do domínio contendo x = π / 2 a função admite um mínino local e em um intervalo contendo x = 3π/2 a função admite um máximo local