Seja [math]f[/math] a função quadrática dada por [math]f(x)=ax^2+bx+c[/math], com [math]a\ne0[/math]. Após esboçar o gráfico da função podemos concluir que [math]f[/math] possui [b]valor máximo[/b], ou [b]valor mínimo[/b], que corresponde à ordenada do vértice da parábola. [br][br]Observação 1: Também dizemos que a função [math]f[/math] possui [i]ponto de máximo[/i], ou [i]ponto de mínimo[/i], que corresponde ao vértice da parábola.[br][br]Observação 2: Devemos lembrar que a ordenada do vértice é dada por [math]y_v=-\frac{\Delta}{4a}[/math], já o vértice da parábola é dado por [math]V=\left(-\frac{b}{2a},-\frac{\Delta}{4a}\right)[/math]
Marque a caixa "Coeficientes", altere o parâmetro "a" e observe qual a característica que define se a função possui valor máximo, ou mínimo. A partir disso, é possível afirmar que:
Deixe marcada apenas a caixa "Coeficientes". Altere os parâmetros “a” para -1,"b" para -4 e “c” para 2. Nesse caso, a função será igual a [math]f(x)=-x^2-4x+2[/math]. Nesse caso, o [b]valor máximo[/b] da função é:
Deixe marcada apenas a caixa "Coeficientes". Altere os parâmetros “a” para 1,"b" para - 2 e “c” para 3. Nesse caso, a função será igual a [math]f(x)=x^2-2x+3[/math]. Nesse caso, o [b]valor de x[/b] para o qual [math]f(x)[/math] assume [i]valor mínimo[/i] é:
A partir do ponto de máximo, ou mínimo, ou seja, o valor da imagem que função pode assumir é possível determinar o [b]conjunto imagem[/b] de [math]f[/math]. Sendo assim, temos que: [br][br]Quando [math]a>0[/math], o conjunto imagem será dado por [math]Im\left(f\right)=\left\{y\in\mathbb{R}\mid y\ge y_v\right\}[/math];[br]Quando [math]a<0[/math], o conjunto imagem será dado por [math]Im\left(f\right)=\left\{y\in\mathbb{R}\mid y\le y_v\right\}[/math].[br][br]Vejamos no exemplo a seguir, em roxo, os possíveis valores que a imagem da função pode assumir. [br]
Marque a caixa "Coeficientes". Altere os parâmetros de modo a obter a função quadrática [math]f(x)=-x²+4x[/math]. Em seguida, determine o conjunto imagem de [math]f[/math].
Marque a caixa "Coeficientes". Altere os parâmetros de modo a obter a função quadrática [math]f(x)=5x²-4x+1[/math]. Em seguida, determine o conjunto imagem de [math]f[/math].