
-
Geometria na Educação Básica
-
1. História
- Bonaventura Cavalieri
-
2. Aplicações
- Aplicações
-
3. Brincando com o Geogebra
- Princípio de Cavalieri
- Coluna Distorcida
- Área da Coroa Circular e Semiesfera
- Volume do Cilindro x Volume do Cubo x Volume do Prisma
-
4. Bibliografia
- Bibliografia
This activity is also part of one or more other Books. Modifications will be visible in all these Books. Do you want to modify the original activity or create your own copy for this Book instead?
This activity was created by '{$1}'. Do you want to modify the original activity or create your own copy instead?
This activity was created by '{$1}' and you lack the permission to edit it. Do you want to create your own copy instead and add it to the book?
Geometria na Educação Básica
Paulo Victor Gomes, Nov 29, 2018

Esse livro abordará o Princípio de Cavalieri de 3 formas: -História -Aplicações -Aplicações usando o Geogebra
Table of Contents
- História
- Bonaventura Cavalieri
- Aplicações
- Aplicações
- Brincando com o Geogebra
- Princípio de Cavalieri
- Coluna Distorcida
- Área da Coroa Circular e Semiesfera
- Volume do Cilindro x Volume do Cubo x Volume do Prisma
- Bibliografia
- Bibliografia
Bonaventura Cavalieri
Nascido em Milão no ano de 1598, Bonaventura Cavalieri foi um matemático italiano discípulo de Galileu Galilei e professor da Universidade de Bolonha entre os anos de 1629 e 1647, ano de sua morte. Cavalieri desenvolveu um método para calcular volumes de sólidos conhecido como Princípio de Cavalieri. Este princípio diz o seguinte: Considere dois sólidos S1 e S2 com a mesma altura h e mesma área da base. Se, para cada plano α intersectando S1 e S2 paralelo às suas bases, as áreas determinadas pelas regiões α∩S1 e α∩S2 forem iguais, então os volumes desses sólidos serão iguais.
Como podemos perceber, as ideias de Cavalieri estavam intimamente relacionadas ao cálculo infinitesimal, o qual ainda não havia sido formalizado na época. Galileu mencionava os indivisíveis, referindo-se a retângulos de largura infinitesimal. Houveram muitos debates e questionamentos sobre a veracidade dessas ideias propostas por Galileu e Cavalieri, ideias que, posteriormente, foram aceitas por importantes cientistas, dentre eles Torricelli, Fermat e Pascal.
A maior contribuição de Cavalieri para a Matemática foi o tratado Geometria Indivisibilibus de 1635, em que explica seu métodos dos indivisíveis. Método este motivado pelas tentativas de Kepler em calcular Áreas e Volumes de certas figuras planas e espaciais.

Aplicações
Teorema 1: O volume de um prisma qualquer é dado pelo produto da sua altura pela sua
base.
Demonstração:
Considere um prisma de altura h e área da base A e o plano no qual a base está contida.
Considere também um paralelepípedo reto retângulo de altura h cuja base inferior, também contida no plano , tenha área A. Além disso, considere um plano , paralelo a , cuja distância com relação a seja h0.

Fig(1)
Assim, obtemos duas secções transversais de áreas A′ e A′′, no paralelepípedo e no prisma, respectivamente. Como o paralelepípedo, em particular, é um prisma e toda secção feita por um plano paralelo à base de um prisma determina uma figura congruente à base, obtemos que A′ = A = A′′. Como os dois prismas possuem a mesma altura h e as secções feitas paralelas à base determinam figuras equivalentes, e, portanto, possuem a mesma área, então, pelo Princípio de Cavalieri, podemos concluir que os volumes destes sólidos são iguais.
Teorema 2: O volume de um cilindro circular é dado pelo produto da área de sua base pela altura do cilindro.
Demonstração:
A demonstração deste teorema é análoga à demonstração do teorema 1.
Dado um cilindro circular com área da base A e altura h, construa um paralelepípedo de base A e altura h. Como A′ = A = A′′ e a área do cilindro é igual a A · h, segue, pelo Princípio de Cavalieri, que os dois sólidos possuem o mesmo volume e, portanto, o volume V do cilindro é tal que V = A · h.

Fig(2)
Princípio de Cavalieri


Bibliografia
https://brasilescola.uol.com.br/matematica/principio-cavalieri.htm https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/principio-cavalieri.htm https://www.obaricentrodamente.com/2009/12/o-principio-de-cavalieri.html https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/3674/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Kariton%20Pereira%20Lula%20-%202013.pdf https://www.geogebra.org/m/dp6g2TSv https://www.geogebra.org/m/j6pdn6mp
-
1. Bibliografia
Bibliografia
https://brasilescola.uol.com.br/matematica/principio-cavalieri.htm
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/matematica/principio-cavalieri.htm
https://www.obaricentrodamente.com/2009/12/o-principio-de-cavalieri.html
https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/3674/5/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20-%20Kariton%20Pereira%20Lula%20-%202013.pdf
https://www.geogebra.org/m/dp6g2TSv
https://www.geogebra.org/m/j6pdn6mp

Saving…
All changes saved
Error
A timeout occurred. Trying to re-save …
Sorry, but the server is not responding. Please wait a few minutes and then try to save again.