Medidas e Triângulos

Assista: Tom & Jerry em Português | Vida de Cruzeiro
Também disponível em:
Análise da das medidas
Para encontrar as medidas reais do personagem Jerry, do desenho "Tom e Jerry", e comparar essas dimensões com objetos do mundo real, como uma caneta e uma piscina, precisamos fazer algumas estimativas baseadas em observações dos episódios.[br]Estimando as Medidas do Jerry Vamos assumir que Jerry é um rato comum, cujas dimensões com comparação com uma caneta esferográfica típica tem as seguintes dimensões:
Análise da altura de Jerry
Usando uma régua, podemos comparar a altura de Jerry (10 cm) com o comprimento de uma caneta (12 cm).
Questão 1
Jerry seria um pouco menos de uma fração do comprimento de uma caneta. Se colocarmos Jerry em pé ao lado de uma caneta, sua altura atingiria aproximadamente quantos por centos do comprimento total da caneta?
Análise da altura da piscina e das marcações laterais
Dimensões de uma Piscina
Agora, vamos considerar uma piscina retangular padrão para a comparação. Suponhamos que Jerry aparece próximo a uma piscina em um dos episódios, e estimamos que ele tenha 10 cm de comprimento.[br]Vamos considerar uma piscina de dimensões típicas:[br][list][*]Comprimento[/*][*]Largura[/*][*]Profundidade média[/*][/list]Com essas medidas, podemos calcular o volume de água da piscina.
Marcações laterais
Observando as marcações da bandeira e criando uma projeção podemos aproximas das medidas
Projeções das laterais
Questão 2
Sabendo as dimensões da piscina, qual volume de água em litros?
Sabe o que é mais legal do que mágica?
Espiral de Arquimedes
A Espiral de Arquimedes é uma curva plana que foi descrita pela primeira vez pelo matemático grego Arquimedes. Esta espiral é uma das formas mais conhecidas e é frequentemente vista em muitos contextos na natureza e na tecnologia. Vamos explorar o que é a Espiral de Arquimedes e como ela funciona de uma maneira simples.[br]  Definição: A Espiral de Arquimedes é uma espiral que aumenta a sua distância do centro de maneira uniforme. Imagine que você está desenhando uma linha a partir do centro (ponto de origem) e girando essa linha ao mesmo tempo. A cada volta completa, a linha fica mais distante do centro, mas essa distância aumenta de forma constante.[br]  Fórmula Matemática: A forma matemática da Espiral de Arquimedes pode ser descrita pela seguinte equação polar:[br]     [math]r=a+b\theta[/math][br]Onde:[br][list][*]r é a distância do ponto ao centro (origem).[/*][*]θ é o ângulo em radianos.[/*][*]a e b são constantes que determinam a forma e a escala da espiral. No caso mais simples, a=0, então a fórmula se simplifica para r=bθ.[/*][/list]Como Funciona[br] [b]Desenhando a Espiral: [/b]Realize a Atividade selecionando um valor de a>0[br][br]Aplicações da Espiral de Arquimedes[list=1][*][b]Tecnologia[/b]: A Espiral de Arquimedes é utilizada em diversos mecanismos, como em sistemas de antenas parabólicas e em certas bombas de água chamadas "bombas de parafuso".[br][/*][*][b]Natureza[/b]: A espiral pode ser observada em conchas de certos moluscos, padrões de crescimento de plantas, e na forma como certos animais se movem.[br][/*][*][b]Matemática e Física[/b]: Em matemática, a espiral é estudada em várias áreas, incluindo geometria e cálculo. Em física, aparece em estudos de movimento e dinâmica de partículas.[/*][/list][br]Para visualizar a Espiral de Arquimedes, pense em um caracol. Começando do centro, a espiral se expande para fora à medida que você se move ao longo dela. Quanto mais você gira, mais longe do centro você fica, mas a distância aumenta de maneira constante, formando uma espiral uniforme.
Atividade - Escolha um raio a>0 e inicie a simulação!
Sua vez de surpreender o Dr.!
A Espiral de Teodoro, também conhecida como Espiral Pitagórica, é uma série de segmentos de linha conectados que formam uma espiral em expansão. Foi criada pelo matemático grego Teodoro de Cirene e está intimamente relacionada ao Teorema de Pitágoras.[br][br] Definição: A Espiral de Teodoro é composta por uma sequência de triângulos retângulos, onde cada triângulo tem um dos lados iguais ao lado da hipotenusa do triângulo anterior e o outro lado de comprimento 1. Começamos com um triângulo retângulo isósceles de lados 1.[br][*][b]Primeiro Triângulo[/b]:[br][list][*]Comece com um triângulo retângulo isósceles com lados de comprimento 1.[/*][*]A hipotenusa será [math]\sqrt{1^2+1^2}=\sqrt{2}[/math][/*][/list][/*][*][b]Segundo Triângulo[/b]:[br][list][*]Use a hipotenusa [math]\sqrt{2}[/math] do primeiro triângulo como um dos lados do próximo triângulo.[/*][*]Adicione um novo lado de comprimento 1 perpendicular a essa hipotenusa.[/*][*]A nova hipotenusa será [math]\sqrt{\left(\sqrt{2}\right)^2+1^2}=\sqrt{3}[/math][/*][/list][/*][*][b]Continuação[/b]:[br][/*][list][*]Repita o processo. Cada novo triângulo usa a hipotenusa do triângulo anterior como um lado e adiciona um novo lado de comprimento 1 perpendicularmente.[/*][/list][*][br][/*][list][*][b]O comprimento da hipotenusa do n-ésimo triângulo será [/b][math]\sqrt{n+1}[/math][/*][/list][br][br]
Questão 3 - Para o quarto triângulo da espiral, calcule o comprimento da hipotenusa!
Questão 4 - Encontrar qual triângulo da sequência da Espiral de Teodoro tem uma hipotenusa de valor 4, n-ésimo triângulo na espiral tem n com qual valor?
Relembre!
Lista de avaliação
Os exercício abaixo devem ser copiados e apresentados!
Close

Information: Medidas e Triângulos