Polígonos convexos e côncavos

Tarefa 1
Resolve o exercício 7 da página 54 do teu manual, seguindo as respetivas orientações.[br]Constrói um polígono convexo com cinco lados[icon]/images/ggb/toolbar/mode_polygon.png[/icon]. Movimenta[icon]/images/ggb/toolbar/mode_move.png[/icon]um ou mais vértices para o tornares côncavo. [br]Assinala dois pontos no polígono [icon]/images/ggb/toolbar/mode_pointonobject.png[/icon]e une-os com um segmento de reta[icon]/images/ggb/toolbar/mode_segment.png[/icon] para provares que se trata de um polígono côncavo.[br]Usando a ferramenta [icon]https://www.geogebra.org/images/ggb/toolbar/mode_angle.png[/icon], seleciona o ângulo côncavo do teu polígono, clica nos seus pontos e mede a amplitude desse ângulo.
Tarefa 2
Constrói um polígono convexo com seis lados[icon]/images/ggb/toolbar/mode_polygon.png[/icon]. Movimenta[icon]/images/ggb/toolbar/mode_move.png[/icon]um ou mais vértices para o tornares côncavo. [br]Assinala dois pontos no polígono [icon]/images/ggb/toolbar/mode_pointonobject.png[/icon]e une-os com um segmento de reta[icon]/images/ggb/toolbar/mode_segment.png[/icon] para provares que se trata de um polígono côncavo.
Tarefa 3
Constrói um polígono convexo [b][u]irregular [/u][/b]com 3 lados.[br] Usando a ferramenta [icon]https://www.geogebra.org/images/ggb/toolbar/mode_angle.png[/icon], clica nos pontos pela ordem contrária aos ponteiros do relógio e mede a amplitude de cada um dos 3 ângulos internos do teu polígono.[br]
Tarefa 4
Consegues transformar o triângulo que construíste na alínea anterior num polígono côncavo? Justifica a tua resposta.
Observa este polígono côncavo. Todos os ângulos internos são convexos (medem menos de 180º) exceto o ângulo DEF, que mede 243º, sendo por isso um ângulo côncavo.
Podemos então concluir que um polígono côncavo tem de ter sempre, pelo menos um ângulo côncavo, maior que 180º.
Close

Information: Polígonos convexos e côncavos