Nomograma: calculadora geométrica

Atividade embasada na proposta de Marcelo Escudeiro Hernandes publicada em https://rpm.org.br/cdrpm/32/7.htm
Facilitar cálculos sempre incentivou a pesquisa e construção de máquinas ou métodos que diminuíssem os esforços e permitissem maior rapidez e exatidão em operações. Assim foi com o ábaco, as barras de Napier, réguas de cálculo, ... até os computadores de hoje. [br]Entre esses métodos estão os chamados [b][i]nomogramas[/i][/b], que são tipos de gráficos onde o resultado de operações é encontrado utilizando uma régua ou qualquer outro instrumento que permita o traçado de um segmento de reta.[br]Os nomogramas são tabelas gráficas graduadas planas que servem para representar equações algébricas[br]com duas ou mais variáveis, de tal modo que o cálculo das suas soluções se reduz a uma simples leitura. Sendo um processo de cálculo que utiliza a representação gráfica.
Escolhe dois números para somar digitando na caixa de entrada e observa como funciona a resposta. (Obs. deve escolher números entre -6 e 6)
Como esta soma funciona?
Vamos fazer uma investigação matemática utilizando principalmente conhecimentos da Geometria Analítica. Você deve responder 9 perguntas analisando o arquivo disponibilizado abaixo. Além da construção no GeoGebra vai precisar de lápis e papel para chegar a algumas conclusões. Vamos lá!
Identificando elementos do arquivo
1-   Identifique a definição e nome utilizado nas duas retas paralelas ao Eixo Y.[br][br][br]
Some os números 2 e -1
2-Identifique os pares ordenados de interseção entre [b]r [/b]e[b] g [/b]e depois entre [b]q[/b] e [b]g[/b], sendo [b]g[/b] a reta em [color=#ff0000]vermelho. [/color]
3-Quais são as abscissas destes dois pontos? Faça algumas somas. Consegue perceber um padrão, qual?[br][br][br]
4- Quais são as ordenadas destes dois pontos? Faça algumas somas. Alguma semelhança com os números somados? Consegue perceber um padrão, qual?[br][br][br]
Aprofundando as investigações
5-Vamos chamar de [b]a[/b] o primeiro número somado e [b]b[/b] o segundo número somado, [b]c [/b]o resultado desta soma; logo [b]a+b=c[/b]. Chamaremos ainda as abscissas dos pontos pertencentes a [b]r[/b] e [b]q [/b]respectivamente de [b]– d[/b] e [b]d[/b]. Determine de modo geral os pontos de interseções entre a reta[b] g[/b] e a reta  [b]p[/b]  e entre reta [b]g[/b] e a reta [b]q[/b]. 
Some os números 2 e -1
6- Determine a equação da reta [b]g[/b] que passa pelos dois pontos determinados por esta soma. [br][br][br]
7- Agora, usando os pontos genéricos encontrados na [b]atividade 5[/b], encontre um [b]reta geral g.[/b]
8-A partir da equação encontrada na atividade anterior, determine o ponto de interseção da [b]reta g[/b] com o [b]eixo y[/b].
Percebemos que a ordenada do ponto de interseção de g com eixo Y é a média aritmética da soma dos números a e b.
9-A partir do que foi realizado nesta atividade [b]como você explicaria o funcionamento deste nomograma?[/b] Utilize as respostas de questões anteriores para auxiliar sua argumentação.
Ampliando aprendizagens
[b]Reflita:[/b] Com a estrutura apresentada neste arquivo é possível determinar  a diferença de dois números? Se sim, como é possível obtê-la? Faça experimentações e elabore sua justificativa. 
Referências
HERNANDES, Marcelo Escudeiro. Nomogramas: calculadoras de papel. Disponível em: https://rpm.org.br/cdrpm/32/7.htm[br]MELO, Helena Sousa. Nomogramas para todos os gostos.. [b]Correio dos Açores[/b], p. 18-18, 2015. Disponível em: https://repositorio.uac.pt/bitstream/10400.3/3573/1/Nomogramas%20para%20todos%20os%20gostos.pd
Close

Information: Nomograma: calculadora geométrica