Com base no Programa e Metas Curriculares de Matemática para o Ensino Básico, este trabalho apresenta uma breve introdução à Geometria Esférica acessível a alunos do Ensino Secundário.
São apresentados conceitos e resultados basilares de Geometria no Plano e de Geometria Esférica e representações geométricas dos mesmos para, recorrendo à manipulação/experimentação que o GeoGebra possibilita, torná-los mais explícitos e claros para alunos e utilizadores.
Com determinadas considerações, estabelece-se uma correspondência entre resultados de Geometria Esférica e de Geometria no Plano (estes já bem conhecidos por alunos do Ensino Secundário) para promover uma primeira abordagem a geometrias não euclidianas.
Este trabalho tem também a pretensão de lançar as bases para uma futura exploração (mais aprofundada) de Geometria Esférica em ações no Ensino Secundário, onde, sempre com pontes para a matéria lecionada na área da Geometria na disciplina de Matemática A, se pretende complementar e enriquecer as aprendizagens desenvolvidas. Para isso pretende-se continuar a desenvolver esta obra no GeoGebra para que englobe, mas não só, o trabalho já desenvolvido em Projeto Educacional I (nomeadamente, resultados de Geometria Esférica como a soma das medidas de amplitude dos ângulos internos de um triângulo, Teorema de Pitágoras, Critérios de Igualdade de Triângulos e Lei dos Cossenos e Lei dos Senos), pois este programa de geometria dinâmica é uma ferramenta valiosa nos processos de ensino/aprendizagem que se pretendem implementar nestas ações.