Esta atividade pode ser feita tanto no ambiente virtual quanto na própria sala de aula com os estudantes. As orientações são as seguintes:
Escolha dois estudantes da sala que tenham tamanhos parecidos e pergunte para a turma qual deles é o maior. Eles terão dúvidas e aí surgirá a necessidade de medir para poder comparar. Como fazer isso? O que usar? Sugira o lápis. Eles podem usar lápis de tamanhos diferentes. Quantos lápis são necessários? E se os lápis não tiverem o mesmo tamanho? Ensine-os como posicionar o lápis e o estudante para que possa ser medido. Faça o mesmo, usando agora os palmos. A ideia é que eles percebam que com instrumentos diferentes, encontrarão “medidas” diferentes, apesar de servir para comparar e decidir qual estudante é maior. É preciso que você faça os estudantes perceberem a necessidade de um instrumento padrão;
Apresente aos estudantes uma trena ou outro instrumento que sirva para medir. Reflita com eles sobre a importância de tais instrumentos. Apresente objetos pequenininhos e outros bem maiores. Como poderiam medir aqueles objetos pequenininhos com aquela trena? Da mesma forma, como poderiam medir a distância da escola até a casa deles com aquela trena? A ideia é que percebam é importantes ter instrumentos diferentes, dependendo do que se quer medir. Nesse momento, você pode apresentar “um metro” e “um centímetro” para eles. Peçam para comparar: quantos centímetros são necessários para formar um metro? Faça-os relacionarem a palavra “CENtímetros” com 1/100.